domingo, 6 de fevereiro de 2011

O ENCONTRO

Ontem foi um dia luminoso, o nosso encontro do Clube de Leitura da Casa Amarela. Primeiro chegou Pepito, todo de branco, era seu aniversário e ele está apaixonado . Depois o povo de Duque de Caxias, que amo de paixão. Eles vieram na véspera e dormiram em Saquarema para não perder a hora! Andrea me trouxe um vaso de pimenta roxa, ela me disse: já que o livro é apimentado... Felipe e Cris envolveram a sala em alegria. Angela, professora de Saquarema e sua aluna, Thaís, Evelyn, Luis, Juan, Tia Alice, nosso caseiro Samuel , Francisco, cada vez a sala ficava mais cheia.
Angelo, leitor do blog, poeta, professor de educação física e leitor voraz, chegou com uma braçada de flores, eu não o conhecia.
Para começar Pepito leu um poema em espanhol da sua coletânea de poemas sobre tangos. Angelo falou de cor um poema de sua autoria. Juan, Luis e Pepito leram um trecho do discurso do Vargas Llosa na entrega do Nobel. Então começamos a conversar sobre As Travessuras da Menina Má. Reviramos o livro, os personagens, as situações. Cada um contou alguma história do seu acervo pessoal...Falamos dos amigos espalhados pelo livro, da solidão da Menina Má, do belíssimo personagem que entendia a lingua do mar. Então chegou Angela, leitora do blog e sua cunhada, professora de arte . Chegaram atrasadas porque havia um engarrafamento muito grande. Trouxeram dois bolos, um preto e um branco. Mas ainda puderam participar das discussões. O livro foi unanimidade: todos amaram. Ninguém havia lido Vargas Llosa antes e Francisco já havia comprado Pantaleão e as Visitadoras. Acho que agora todos vão querer ler outros livros do autor.
Já marcamos nosso próximo encontro, dia 30 de abril e o livro é Viva Chama de Tracy Chevalier, ed. Bertrand Brasil. É um romance interessantíssimo que gira en torno da figura do William Blake e a autora é a que escreveu Moça com Brinco de Pérola.
Éramos 18 pessoas numa mesa gigante e brindamos e celebramos a literatura e a vida. Cantamos parabéns para Angela e Pepito. Ontem tinhamos no Clube duas Angelas e um Angelo. Mas na verdade a casa estava cheia de anjos.

6 comentários:

  1. Que belíssima cena, se formou aqui em minha mente com seus relatos Roseana. Lindo demais... Farei de tudo para ir ao próximo encontro. Desde já agradeço a oportunidade =) Estou ansiosa para começar a ler o próximo livro! Já gostava do universo que a leitura me proporcionava e agora depois da leitura de Llosa estou simplesmente encantada! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Roseana: obrigada por compartilhar conosco esse mágico encontro.Vou tentar ler os livros indicados e quem sabe estar aí em abril....beijos tietes.

    ResponderExcluir
  3. Maria neuza, seria um sonho. Há uma pousada ao lado da minha casa, Farol de Saquarema, e os donos são tudo de bom, quem sabe você passa uns dias em Saquarema.

    ResponderExcluir
  4. Anjos, arcanjos e querubins.
    Festa de céu e mar em Saquarema.
    Na roda ou em torno da mesa,
    o banquete espiritual.

    ResponderExcluir
  5. me ajude fazer um poema meio que parecido com TROCO UM FUSCA BRANCO POR UM CAVALO COR DE VENTO....

    ResponderExcluir