quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PINTINHOS

Acabo de receber pelo correio um livro da nossa leitora do blog Maria Neuza. O livro se chama Nossos Animais de Estimação e são historinhas deliciosas sobre os bichos da família. É uma edição independente e eu tenho estimulado meus leitores que escrevem a fazer o mesmo. Em breve teremos o livro da nossa também leitora Angela, sobre a vida do seu avô que era motorneiro de bonde. A coincidência é que eu também tenho um livro dos bichinhos da família e se chama Luna, Merlin E Outros Habitantes e sairá em breve numa nova edição com ilustrações do Caó. No meu livro eu falo da criação de pintinhos que eu comprava na feira quando ia com a Eunice, minha babá. O final dos pintinhos nunca era feliz. Maria Neuza nos conta como era na sua casa:

" Depois do fracasso com periquitos australianos , meus filhos resolveram criar pintos. Estava em moda naquela época em Divinópolis. Em várias esquinas das ruas principais os vendedores ofereciam pintinhos nascidos há dois ou três dias..."

Quem quiser saber o que aconteceu com os pintinhos da casa da Maria Neuza deve encomendar o livro diretamente com a autora.
Acabo de saber que o livro foi escrito pela mãe da Maria Neuza em 1923! Eu achei que fosse dela!

6 comentários:

  1. Roseana acabei de escrever para a minha mãe e como você participou bastante resolvi colocar no BLOG.


    Mãe!
    Hoje é dia 16 de fevereiro, dia do seu aniversário de nascimento.
    Se você, ainda estivesse aqui, faria 85 anos. Para mim é uma data muito bonita porque faz me lembrar mais uma vez de você.
    Eu sinto sua falta, mas desejo que você esteja bem.
    Pois é mãe eu preciso lhe contar, embora eu acho você que já sabe, que eu conheci pessoalmente uma escritora de livros infantis chamada Roseana Murray. Eu recebia e comprava livros dela quando estava dirigindo a escola.
    Bem... por conta do seu aniversário eu pedi, mas nem era preciso porque sempre faz assim, que ela escrevesse coisas bonitas dessa sua viagem à Visconde de Mauá. Eu lhe disse no BLOG que eu dedicaria tudo a você.
    Mãe, ela tem uma casinha no meio da floresta e deve ser uma casinha mágica, pois a descreve sempre, com muita poesia e de forma MELODIOSA.
    Essa escritora, mãe, tem a MÚSICA NA ALMA E NO CORAÇÃO.
    Quando leio o que ela escreve, eu tenho a impressão que ela deve escrever estar cantando.Eu acho que nem ela sabe disso,mas hoje, estamos contando para ela.
    Pois bem, mãe... parece que ela adivinhou e falou de aconchego, de amor e de tudo o que uma família gosta e precisa... coisas que você adorava. Ela escreveu muita coisa bonita, mas eu retirei essas bem aconchegantes para dedicá-las a você:
    “Voltar para casa e ser acolhida pelo cheiro do mar, pelo relógio antigo que bate as horas quando quer, pelas gatas, pelo jardim, ser recebida no portão pelo Juan, caber entre seus braços, é muito bom.
    A casinha é quase invisível, muito escondida e é o único lugar do sítio onde se escuta o barulhinho do rio que passa no vizinho. Todos os dias acordei muito cedo, acendia o fogo, fazia meu café e depois chegava meu filho gritando pelo caminho: _ Mãe!!! Tomávamos café de frente para a mata, na minha varandinha. “Tudo na casa é minúsculo, é como abrir um livro de contos de fada e por alguns dias viver aí dentro”.
    A escritora me lembrou que Drummond dizia que as mães não deveriam morrer nunca.
    Eu também penso assim. Você enfrentou muita coisa na vida, mas se ergueu e foi sempre adiante, e com certeza vela por mim. Tenho certeza que de onde você está deve estar realizando coisas boas como sempre fez, pois na realidade, você não morreu... apenas trocou de lugar.
    Fique em paz.
    Da sua filha que muito a ama.
    Angela.

    ResponderExcluir
  2. Angela, você me fez chorar com a sua mensagem tão linda. Que saudade da minha mãe!

    ResponderExcluir
  3. ROSEANA: as histórias do livro que te enviei:"Nossos animais de estimação" foram escritas por minha mãe:Neusa Gonçalves Guadalupe( a primeira vivida em 1923).Eu achei o caderno em que ela as colecionava e agora,depois de 12 anos após seu falecimento,é que conseguimos publicá-las:eu,como organizadora e minha irmã caçula como Mecenas.Beijos alegres porque vc o recebeu,beijos felizes porque criamos pintinhos na mesma época quase..rs

    ResponderExcluir
  4. Ah! Eu sempre choro quando falo nela. Imagino como você se sentiu.
    Em tempo eu acabei de comprar pela INTERNET um livro sobre Chagall. Estou apaixonada por sua obra e pelo amor que ele tinha pelo seu povo: os judeus.
    Quando acabar de ler eu conto para você.
    Obrigada de novo por ter participado da homenagem que fiz para a minha mãe.
    De onde ela estiver, provavelmente deve estar lhe abençoando.
    Fique em paz.
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Maria Neuza, li várias crôniquinhas e não percebí que o livro era dela. Acho que ainda estou cansada da viagem!Mas é emocionante saber que os textos são tão antigos, vou ler tudo com calma.
    Angela, eu li o livrão sobre o Chagall porque sou muito apaixonada por ele e pela Bella Chagall. Voc~e vai gostar, são muitas informações.

    ResponderExcluir
  6. Querida Roseana,e leitoras ... O mistério da vida e da morte!
    Enquanto estivermos vivos todos os nossos entes queridos estarão vivos conosco !!!
    Paz e Bem!
    Já assinei o contrato da loja , e daqui a pouco
    estaremos fundando o Círculo Artístico Cultural de Saquarema, Conto com todos os amantes das Artes, para desenvolver bons projetos e enriquecer a vida cultural de Saquarema.
    Abraço, Telma.

    ResponderExcluir