quarta-feira, 2 de março de 2011

CAMINHO DA ROÇA

Hoje às 13hs vou para Visconde de Mauá em duas etapas. Durmo em Resende na Escola de Culinária do meu filho André e minha nora Dani Keiko. Hoje haverá aula de cozinha oriental, à noite, com um professor convidado. Espero aprender alguma coisa. É uma belíssima casa dos anos 50 e eu tenho um quartinho para mim. Há uma jabuticabeira no quintal cheia de passarinhos. A rua é linda, residencial e arborizada.
Amanhã bem cedo subo a montanha. A casinha branca, escondida dentro da mata me espera. Manuela, de quem sou fada madrinha, irá no sábado.
Adotei Manuela quando ela tinha 13 anos e seus olhos brilhavam no grupo de leitura que eu dirigia na E.M Gustavo Campos. Agora ela está terminando pedagogia e está trabalhando numa Sala de Leitura , numa Escola Municipal e começa a dirigir um grupo de teatro na escola. Os alunos farão um roteiro do meu livro Porta a Porta e irão encená-lo.
Uma das minhas maiores alegrias é a Manu estar se apaixonando por educação. Manuela mora sozinha e é muito corajosa, ela vem de uma família muito complicada que não queria que ela estudasse (isso existe!) e agora, dentro de pouco já vai se formar pela UniRio. Manuela é uma leitora e isso mudou a sua vida. Dediquei a ela meu livro Vento Distante.

Saramago nos diz (peço licença para escrever Saramago em espanhol, pois o livro está em espanhol e não tenho coragem de traduzir):
" Quizá estemos recorriendo un largo e interminable camino que nos lleva al ser humano. Quizá, no sé donde ni cuándo, lleguemos a ser aquello que tenemos que ser."
Isso completa o post de ontem.

Volto dia 13. Um bom carnaval para todos.

5 comentários:

  1. Roseana: se eu soubesse espanhol saudaria nosso Saramago nesse idioma tão forte.Mas não sei e nem por isso vou deixar de dizer: concordo,grande escritor.Um dia,seremos o ser humano que teremos de ser.Que não demore!Obrigada,Roseana,por compartilhar esse pensamento conosco.Bom carnaval pra vc e sua família.Beijos nada carnavalescos.

    ResponderExcluir
  2. Roseana, eu li a reportagem no jornal O Globo, mas li, com olhos de bióloga. Achei importante a reportagem no tocante a nossa evolução.
    Da forma que tratamos o nosso planeta... e ele não está gostando nem um pouquinho, é importante que a gente desenvolva e evolua em alguns aspectos até, para nos proteger de sua ira, bem como para protegê-lo, também.
    Entendo o seu desapontamento porque você, poeta, olha tudo com alma de artista. Eu vejo assim, também algumas vezes, e torço por isso, mas tenho alma de cientista que ÀS VEZES fala mais alto.
    Bem resumindo tudo isso, eu ainda acho que toda essa evolução tem outra finalidade nas entrelinhas que não é só a mencionada no jornal e estudada pelos cientistas. Somente daqui a alguns séculos, ou anos nem sei, é que vamos percebê-la.
    Já dizia o grande Antoine Lavoisier: Na natureza, nada se cria nada se perde tudo se transforma.
    Aproveite bastante o seu descanso merecido, nada carnavalesco.
    Imagino quanta coisa para contar.,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. oi Roseana!
    sou professora aqui em Florianópolis e admiro muito seu trabalho.
    Como vc falou em caminho da roça, acabei pensando na minha própria cidade (Floripa), de 220 volts e na qual dificilmente encontro seus livros nas livrarias... É uma pena! Só consigo comprá-los pela internet mesmo.
    Bom descanso!
    Aline.

    ResponderExcluir
  4. Um dia, baixos, altos, gordos ou magros veremos com os poros e amaremos por condição.
    Seremos outras, mas sei que, neste dia, gerações adiante, nós saberemos que vale a pena acreditar

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, meninas!!! Voltei e é bom estar novamente em contato com vocês. Vocês são a minha seiva.

    ResponderExcluir