domingo, 20 de março de 2011

VELOCIDADE

Como acompanhar a velocidade dos acontecimentos do mundo? Dormimos com verdades estabelecidas, " a democracia não é um regime compatível com o mundo árabe" e acordamos com as praças e ruas árabes fervilhando de jovens, velhos, mulheres, pedindo democracia. Dormimos com X guerras em andamento no planeta e acordamos com mais uma guerra de duração desconhecida. Aliás, as guerras não deveriam nem começar, mas quando começam nunca sabemos quando vão terminar. Dormimos com X Usinas Nucleares funcionando normalmente e com a crença de que elas seriam a saída energética para o planeta e acordamos com Fukushima. Nosso inconsciente não precisa fabricar pesadelos, é o cotidiano que os fabrica e não temos a dádiva de poder acordar no meio.
Deveríamos caminhar para um governo mundial onde ditadores não seriam permitidos e se os governantes não governassem para o bem estar de todos, seriam automaticamente destituídos. As riquezas pessoais dos governantes teriam que ser monitoradas com lupa, e toda sobra de um país deveria ser investida num país mais pobre. Todos os países ofereceriam condições de vida de tal maneira, que ninguém precisaria emigrar para poder viver, as pessoas sairiam dos seus países só por espírito de aventura. E por último: os países não teriam fronteiras, já que somos todos habitantes de um mesmo e ameaçado planeta.

6 comentários:

  1. Roseana: utopia existe para se tornar realidade.Seu texto é uma magnífica carta a esses donos do poder....beijos sensibilizados e lutadores.

    ResponderExcluir
  2. oi roseana, estou no 7º ano e preciso fazer um trabalho de filosofia e incluo você nele. A professora perguntou como um filósofo, um cientísta e um poeta expressam o conhecimento: escolhi Galileu, Stephen Hawking e você, por causa do poema "menino que mora num planeta azul".
    Você pode me responder a pergunta: Como um poeta expressa o conhecimento?
    Obrigada por me ajudar e até outro dia!!!
    Jasmim, Colégio Sidarta-Cotia

    ResponderExcluir
  3. Jasmim: em primeiro ligar quero agradecer o lugar onde você me colocou: ao lado de Galileu e Stephen Hawking!!!
    Acho que o poeta expressa sobretudo seu desconhecimento, pois é de lacunas e incertezas, é com ambiguidades que se faz poesia. A poesia (e a filosofia também) pergunta mais do que responde. Acumulamos conhecimento desde a pré-história mas nunca poderemos deter todo o conhecimento , por exemplo, uma grande parte do cosmos está fora do nosso alcance e não podemos responder a perguntas essenciais : Para que vivemos? Então , o poeta escreve para falar do seu espanto diante do que não sabe.
    Beijos, Roseana

    ResponderExcluir
  4. Roseana, agradeço você ter respondido, esperei o dia inteiro pela resposta. Admiro muito você falar com seus leitores. Nem todos os escritores são tao atenciosos como você. Eu e minha mãe estávamos lendo seu texto de hoje e vimos que ele tem muito em comum com o poema "menino que mora num planeta azul": "os homens brincam de guerra". Sua resposta foi bem o que eu imaginava: os poetas mais perguntam que respondem. Cientistas tem a função de tentar desvendar a resposta, mas será que eles conseguem? Podem responder, mas se usarem a ciência para a guerra e não para o bem, não irá adiantar nada. Você concorda comigo?
    Estou muito feliz de você ter falado comigo, meu trabalho de escola virou algo muito especial.
    Você aceitaria o convite de visitar minha turma?
    Estudo no Colégio Sidarta, estrada Fernando Nobre em Cotia,SP, em frente ao Templo Zulai onde esteve Dalai Lama.
    Jasmim Caparroz de Almeida, 11.

    ResponderExcluir
  5. Jasmim, seria um prazer imenso conhecer você pois já admiro a sua inteligência e sensibilidade. Para ir a uma escola, preciso de um convite oficial da escola, pois isso envolve custos. Transmita o recado. Gostaria do teu endereço para enviar um livro autografado. Pode escrever para roseanamurray@yahoo.com.br.
    Obrigada, foi um prazer conversar con alguém tão especial, começando pelo nome. Beijos, Roseana
    PS: concordo com você, a tecnologia e as grandes descobertas deveriam ser usadas apenas para o bem.

    ResponderExcluir