terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

EM SAQUAREMA OUTRA VEZ

Cheguei ontem no final da tarde. É uma longa viagem de Visconde de Mauá até aqui, não apenas pelas horas transcorridas desde que se sai de um lugar até chegar ao outro, mas porque se trata da travessia de mundos. Travessia de realidades.
Passei 10 dias imersa no bosque. Sem internet, a realidade virtual passa a não existir e a conexão com o mundo externo é muito pequena e precária.O que passa a importar: os jacus, as maritacas e o lagarto imenso que mora no canteiro de hortências na frente da minha casinha e que todos os dias saía para tomar sol. O lagarto é de uma beleza estonteante. Não tomei nenhum conhecimento do carnaval, como se não fosse carnaval. Comprei um netbook para poder continuar o livro de contos que comecei aqui. Escrevi quatro contos e estou feliz com o andamento do livro.
Cheguei ontem no final da tarde e ao contrário do que imaginava, não fazia calor: 25 graus.Soprava um vento do mar bem frio e um cheiro adocicado de algas envolvia a casa. Juan me contou os dias de horror que passou aqui no feriado. Milhares de pessoas , carros de som até quase de manhã, muito calor, faltou luz durante 46 horas. Mas ele consegue sobreviver e eu não. Ele mergulha profundamente em seu trabalho, faz uma redoma e como o meu lagarto em seu buraco profundo, ele escreve aí dentro e respira. Não tenho essa capacidade. Eu me despedaço. Mas ontem todos já tinham ido embora e Saquarema volta ao seu natural, silêncio, o barulho intermitente e maravilhoso do mar. A casa me reconhece, as gatas , Luna e Nana não saem de perto de mim. Voltei.

4 comentários:

  1. Muito bom... Feliz regresso.
    Ler o seu BLOG quando posso, é uma grande companhia. Não sei, mas tenho a impressão de que a sua estadia em Mauá, e a sua maneira de descrevê-la, é mais ou menos como diz o Primo Levi no livro A Trégua:
    _ Na longa noite de vigília, ouviam-se cantos tênues e modulados de pastores. Um cantava, o segundo respondia, a quilômetros de distância, depois outro, e mais outro, de todos os pontos do horizonte, e era como se a própria Terra cantasse.
    Nossa, Roseana, estou maravilhada com esse livro
    Em meio a tanto sofrimento, a superação desse poeta é grandiosa.
    Obrigada,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. É um livro maravilhoso mesmo e seus outros romances são muito bons também.Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  3. Roseana: que bom ler vc de novo.Meu carnaval tb foi longe da barulhada,com sol e piscina todo dia,no sítio de minha irmã do meio.Momentos únicos e saímos deles renovados.Beijos felizes.

    ResponderExcluir
  4. Saquarema é uma delícia. Passo minhas férias lá. Um dia me mudo de vez.

    Bjo Roseana.

    ResponderExcluir