quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O QUE SERÁ?

O que será o destino? Uma pedra no meio do caminho que nos faz tropeçar ou desviar ou atravessar a rua, a cidade , o país? Em 1971 passei o outono em Toronto no Canadá e me apaixonei perdidamente pelos parques, pelos tapetes de folhas, pelos esquilos que vinham comer na nossa mão. Eu também era um esquilo assustado e sabia muito pouco de mim. Mas aquele país de amplos espaços, nenhuma miséria e gente amável me conquistou. Tentamos emigrar para o Canadá e tudo corria muito bem, já tínhamos a papelada da imigração em curso mas uma contra ordem desmontou nosso castelo de vento e não pudemos ir. E se a contra ordem não tivesse chegado, se aquela pessoa que disse não tivesse dito sim? Basta trocar uma palavra e tudo já é outra coisa, como no O Cerco de Lisboa, do Saramago.
Eu seria quem sou hoje, teria escrito todos os meus livros, onde estaria agora?

2 comentários:

  1. Roseana: o se é uma palavra terrível ,não é? Meu aprendizado é susbstituí-la por " e agora"...beijos resolutos.

    ResponderExcluir
  2. Beijos e foi maravilhoso não ter emigrado para o Canadá!

    ResponderExcluir