quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

JUDEUS E CIGANOS

Leio no Dicionário Houaiss a definição de judeu e cigano.

Judeu: (fem:judia) adj.s.m 1 (natural ou habitante) da Judéia; região da Palestina (Oriente Médio) 2 (indivíduo) nascido de mãe judia ou de pais judeus 3 Rel que(m) segue a religião e/ou a tradição judaica; israelita, hebreu 4 pej (indivíduo) avarento esta acp resulta de certas atividades ligadas a dinheiro, proibidas aos cristãos da Idade Média, mas não aos judeus. Adj 5 judaico. Col judaicidade, judeidade.

Cigano: adj,s.m 1 (indivíduo) dos ciganos, povo itinerante que emigrou da India para todo o mundo, com talento para a música e a magia; zíngaro 2p.ext. fig. que(m) tem a vida incerta e errante; boêmio 3p.ext.fig, que(m) trapaceia; velhaco Col bando, cabilda, ciganada, ginataria - ciganear v.int


Li ontem no O Globo que o Ministério Público queria proibir o Dicionário Houaiss de circular e aplicaria uma multa para quem o editou. Leio hoje que as novas edições suprimiram estas definições pejorativas. A minha edição é de 2004 e o que escrevi acima foi copiado do meu dicionário.
A questão é muito complexa. Se pode proibir um dicionário de circular? Acho que quando o dicionário diz que numa versão pejorativa judeu é avarento e cigano é velhaco, colabora de certa maneira para o enraizamento do preconceito. Seria desnecessário. Mas não gosto de probições de cima para baixo.Ele está apenas informando que existe este preconceito. Todos os preconceitos são horríveis mas não podemos proibir os clássicos e sim discutir as mentalidades que são cambiantes. Hoje os árabes são os judeus da vez e bodes expiatórios existem e existiram sempre, parece que há uma necessidade humana de culpar o outro. Temos que lutar dia por dia contra isso, mas não proibir livros, autores, dicionários. Fica com cheiro de ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário