sábado, 28 de julho de 2012

UM DIA ESPECIAL

Hoje eu e Juan fazemos 12 anos de casamento. Em 1994, ao ir para a Europa para receber meu prêmio, entrar na lista de honra do I.B.B.Y, no aeroporto Tom Jobim sentei ao lado de um homem. Começamos a conversar. Ele era jornalista , o fundador do caderno Babelia, do El País. Falei que era poeta e que ia a Sevilha. Ele me perguntou se eu passaria por Madrid. Respondi que sim, ficaria 3 dias em Madrid. Ele me convidou para conhecer o seu jornal e levar algum livro de poesia, quem sabe ele pudesse publicar algum poema . Fui ao seu jornal com uma amiga. Fiquei muito impactada com a sua cultura, a sua força. De lá fui para Paris e lhe mandei um cartão agradecendo a acolhida. Recebi um exemplar do jornal, em um atigo ele havia publicado um pedaço de um poema do livro Classificados Poéticos. Começamos a trocar poemas , numa longa correspondência . Ele se apaixonou pela minha poesia. Em 1997 ele veio ao Brasil para me ver. Em 1998 fui morar com ele em Madrid. Em 1999 viemos para o Brasil, ele já como correspondente. Em 2000, no dia 28 de julho, nos casamos num cartório no Estácio, no Rio de Janeiro. Chegamos no cartório e havia uma fila de gente bem simples esparramada pela rua. Com suas melhores roupas. Os meus filhos foram nossos padrinhos. O Juiz nos casou em segundos, não fez nenhum discurso , acho que ele estava com muita pressa. Nunca nestes 12 anos comemoramos a data, quase nunca nos lembrávamos. Mas este ano tenho vontade de comemorar. De relembrar as 1001 viagens que fizemos juntos, os livros que publicamos, as árvores que plantamos, só não fizemos filhos porque eu já não podia mais.Passamos o dia inteiro juntos, trabalhamos no mesmo espaço, eu leio o que ele escreve, ele também lê o que escrevo. Um almoço só para nós dois, uma bela pasta italiana,pão fresco feito em casa, vinho espanhol.Comemorar o milagre de estarmos vivos e apaixonados.

4 comentários:

  1. Parabéns, Roseany, querida escritora. Suas palavras são envolventes e a verdade de um grande amor deve sim ser celebrada. Parabéns a você e seu grande amor. A vida se torna mais sensacional, quando percebemos o quanto O AMOR NOS TRANSFIGURA, às vezes pouco singelas palavras de encantamento. Obrigada por compartilhar sua vida conosco.

    ResponderExcluir
  2. Linda história de amor!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Roseana, você me encanta com sua poesia desde que conheci os Classificados Poéticos, acho que em 1988. A partir dali, levo sempre seus poemas a meus alunos.

    Amo acompanhar seu blog, ainda que em silêncio, mas hoje me comovi com sua história de amor pelo presente e também pelo passado, e resolvi deixar minha admiração registrada pra você.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir