quarta-feira, 13 de março de 2013

FUMAÇA PRETA

Imagino Jesus andando pelas ruas poeirentas da antiga Palestina, com seu cortejo de mulheres, leprosos, loucos, os párias. O seu discurso era revolucionário. Dar a outra face ao inimigo, ao invés do olho por olho, dente por dente. Perdoar. Doar amor. Jesus amava, pelo que se conta nos Evangelhos, a alegria, não suportava a dor. Transformou água em vinho, seu primeiro milagre. Queria uma sociedade mais justa, mais igualitária. Sofria junto com os pobres. Não pregava a violência, não andava com os poderosos, não se vestia de sedas e ouro. Pregava a simplicidade, olhai os lírios do campo, ele diz. Amava a natureza.
Imaginemos agora se Jesus estivesse na Praça São Pedro assistindo ao espetáculo dos Cardeais, o luxo, a riqueza. Esperando a fumaça negra ou branca, se Jesus estivesse ali, esta não seria a sua Igreja. E se viesse um Papa  que levasse a Igreja verdadeiramente ao encontro da simplicidade e beleza de Jesus ?

4 comentários:

  1. Ah! Roseana você falou lindamente tudo o que eu não consegui verbalizar. Ontem olhando aquele séquito de cardeais com uma vestimenta extremamente luxuosa lembrando tristemente das torturas físicas e psicológicas impostas em nome de Jesus, eu senti muita vergonha da minha igreja católica. Claro que hoje existem padres e freiras extremamente simples que pregam e agem dentro dos ensinamentos de Jesus, mas mesmo assim essa mancha histórica ficou e na minha modesta crítica acho que a Igreja Católica devia aparecer pouco como penitência de tanta injustiça, mas vamos torcer que venha alguém pondo um fim a tudo isso.
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, admirável Roseana Murray. Meu nome é Janaina Mello. Sou formada em Letras Português/Inglês e atuo como docente na área de Língua Portuguesa no Colégio Dávilohn, um colégio particular, situado em Guarulhos/SP.
    Sou apaixonada por seus poemas. "Soam como música aos ouvidos." Esta é apenas uma das explanações que os alunos fazem ao declamar seus poemas em nossas aulas de Leitura e Produção de textos. Não seria possível levá-los ao maravilhoso Universo das metáforas e comparações sem seus poemas. São obras doces, delicadas, recheadas de lirismo e docilidade.
    Em junho faremos nosso 4º Festival de Poesia. Este Projeto tem como objetivo apresentar aos nossos alunos as obras dos mais diversos autores, escritores, poetas de nosso imenso País. Desenvolver nos alunos a aptidão, o prazer que é exteriorizar seus sentimentos através da escrita, mostrar-lhes como os poetas utilizam as palavras tão harmoniosamente para expressar-se livremente, compreendendo que não há limites para nossa imaginação.
    Nossa homenageada será nossa querida ROSEANA MURRAY. Trabalharemos durante este semestre sua biografia, suas obras, pois os alunos irão compor poemas embasados em seus belíssimos poemas.
    É com muita honra que quero convidá-la para fazer parte deste momento tão sublime. Será um grande prazer tê-la conosco, afinal, você já faz parte do processo ensino-aprendizagem não só de nossos alunos do Colégio Dávilohn, mas de tantos outros que tem o grande prazer de poder desfrutar de suas belas obras.
    Ter sua presença conosco será uma honra. Este momento ficará marcado na vida de nossos alunos, pois, ter a presença da grande poetisa homenageada será sublime.
    Temos em nosso Colégio o "Projeto Autor na Escola." Nós professores escolhemos 3 livros anuais para a leitura de nossos alunos e convidamos os autores para fazerem um encontro junto ao alunos. Um bate papo muito descontraído, onde eles perguntam sobre a vida do autor, como iniciou sua careira, quais suas referências bibliográficas,enfim, um momento cultural. Eles amam e os autores afirmam adorar, pois podem pessoalmente colher a opinião, o ponto de vista sobre suas obras e ainda colaborarem com o enriquecimento cultural, hoje, infelizmente, pouco valorizado. Desejo fervorosamente que seja possível sua presença junto a nós.
    Caso queira saber um pouco mais sobre nosso trabalho o site é: www.colegiodavilohn.com.br
    Aguardarei seu contato ansiosamente. Um abraço de uma professora que muito a admira : Janaina Mello.

    ResponderExcluir
  3. Janaina: em junho não estarei no Brasil, mas quero te indicar com muito carinho o Livro-Concerto Caixinha de Música do meu filho Guga Murray. Leia a sua página no meu site. É um trabalho maravilhoso o dele, temos este livro juntos e ele pode me representar e contar tudo sobre mim! Aguardo e muito obrigada pela mensagem tão maravilhosa que postei no face.

    ResponderExcluir
  4. Angela, o novo Papa traz muita esperança de sinceridade, simplicidade, humildade e beleza.

    ResponderExcluir