sábado, 5 de abril de 2014

POÇO DOS DESEJOS

Tenho vários livros em produção. Um deles. o POÇO DOS DESEJOS que sairá pela editora Moderna. O livro aconteceu assim: Maurício Leite , meu amigo, me telefonou um dia contando que sua exposição de brinquedos em Ceilândia havia terminado e ele teve que desmontar um poço dos desejos que havia feito. As pessoas jogavam papeizinhos com seus desejos mais profundos. Adorei a ideia e fiz o livro, pois nós, humanos, somos movidos desde o primeiro segundo do nascimento, por desejos. O recém-nascido deseja o peito da mãe e seguirá desejando isso ou aquilo pelo resto da vida. Saí perguntando a todo o mundo que ia encontrando: - O que você deseja? Os desejos eram muito variados. O poema que vou reproduzir, é o meu mais forte desejo. É um desejo de paz. Sem paz nada existe de belo. O moinho da vida precisa de paz para funcionar. Já imaginaram se ao invés de brigarem entre si, de se caluniarem, os partidos políticos se unissem para fazer o melhor pelas pessoas? Se os árabes e os israelenses se entendessem? Se na antiga Albânia e em tantos lugares do mundo não existisse o direito da vingança? Se em cada pedacinho do mundo todos trabalhassem juntos pelo entendimento entre as pessoas, independente da sua cor, escolha sexual, religião, etc? Então a paz é o meu desejo . Possível? Impossível? Enquanto não houver um salto quântico nos humanos, em sua mente, impossível, eu diria. Mas na poesia o impossível é possível:



DESEJO DE PAZ

O mais belo dos desejos
deveria ocupar todos os corações.
Então homens e mulheres,
velhos e crianças,
coloridos habitantes do planeta
Terra
sorririam para o sol e a lua,
dançariam no meio da rua,
e enquanto nos jardins
dálias e violetas se abrissem
ao vento,
pássaros e borboletas
escreveriam beleza no ar.
Mãos humanas cheias de paz
só fabricariam amor.

in Poço dos Desejos, ed. Moderna, em produção.





 

2 comentários: