quinta-feira, 1 de outubro de 2015

E.M.BRASIL E FLUPP

Ontem, em Olaria, ao chegar no portão da E.M.BRASIL fui recebida amorosamente e calorosamente com aplausos por um grupo de jovens. Um amigo, William Amorim, me disse que ao ver a foto da chegada, que esse acolhimento lhe devolvia a esperança no Brasil.
Porque a E.M.Brasil, entre as favelas do Alemão e da Maré, com 1100 alunos nos ensina que há uma outra maneira de fazer educação. Logo ao chegar na Sala dos Professores, a atmosfera era de afeto e descontração. Não havia nenhum professor vestido com uma armadura medieval. Percorri muitas salas que estavam em aula. Um grupo de alunos me levou para fazer a visita. Era assim, uma aluna do grupo abria a porta e me apresentava, mas eu não podia acreditar no que via. Numa das salas aula de música, na outra um grupo trabalhando com artes plásticas e numa outra, numa aula normal , todos numa postura descontraída, participando com alegria.
A FLUPP é um evento gigantesco , a Feira Literária da Periferia,  não é apenas um evento, pois trabalha com formação de leitores. A E,M.Brasil é uma das oito escolas que participam da FLUPP.
A escola está mergulhada na minha obra. Até os pais da Educação Infantil participaram junto com as crianças de uma oficina  de pintura com meu livro Um Gato Marinheiro! Pais e pequenininhos pintando e lendo juntos.
A escola inteira estava vestida com uma camiseta que os alunos idealizaram na aula de Artes Plásticas, com o letreiro "Caminhos de Murray" até os professores!
Nosso encontro foi na Sala de Leitura que é o coração da escola. A sala estava lotada, alunos menores e maiores sentados nas cadeiras e no chão, em forma de mandala. Rosângela, a coordenadora da Sala, incansável na sua delicadeza, havia preparado para os alunos uma mesa lindíssima para este Café Literário.
Conversamos sobre muitas coisas, lemos poemas, eu acho que foi um belíssimo encontro, pois todos estavam muito envolvidos e compenetrados. às vezes o silêncio dos alunos fala mais do que muitas palavras.
Tenho certeza que tudo o que falamos ficará dentro de cada um e se desdobrará em mil e uma maneiras de ver a vida.
Dia 22 de outubro será o grande encontro no Clube de Olaria, pois a FLUPP é uma grande gincana literária e eu estarei presente.
Mas a minha pergunta é a seguinte: Por que todas as escolas do Brasil não são como a E.M.Brasil que ao colocar a literatura e todas as artes em primeiro plano, consegue a expansão dos seres humanos , a sua transformação em pessoas maravilhosas com todos os seus dons à flor da pele, com todas as possibilidades para crescer e viver uma vida plena?

Um comentário: