terça-feira, 17 de agosto de 2010

TERRA MUSICAL

Acho que foi em 2001 que meu filho Guga me telefonou de algum lugar da Bretanha, na França, onde estava reunido com um grupo de músicos franceses e brasileiros montando um espetáculo e me pediu: _ mãe, faz um poema pro nosso convite, o título tem que ser Terra Musical, é o nome do espetáculo. Fiz o poema, metade em francês, metade em português, como ele me pediu. Depois traduzí o poema todo para o português e ele foi a semente do livro Rios da Alegria. Agora, tantos anos depois, o Guga me propõe uma troca: ao invés de irmos ao Marrocos ele queria me levar até a cidadezinha de Pont L´Abbé, na Bretanha, para me apresentar aos seus amigos músicos. Ele me conta que na época seus amigos ficaram muito impactados com o poema. E sempre quiseram me conhecer.Aceito a troca. E eu que nunca sonhei em conhecer uma cidadezinha perdida na Bretanha... Guga me diz: é uma viagem sentimental. E ele também quer apresentar seu filho Luis aos amigos franceses. Adoro as viagens assim, onde somos levados pelos ventos do amor e da amizade.

TERRA MUSICAL

Para onde vai a Terra
dentro do céu,
imenso barco carregando
nossas tristezas e alegrias,
pequenas felicidades azuis,
nosso coração, nosso hálito,
nossas esperanças?

Da Terra escapam os suspiros
e os gritos de todos os que nascem,
e tudo isso se junta à música silenciosa
do cosmos,
e vamos todos, mãos e pés entrelaçados.

Para onde vamos embarcados
com nossas vidas transitórias?
Embarcados na Terra Musical,
esse pássaro imenso
ondulando pelo céu,
atravessando as estradas
do silêncio,
até que um dia se encontre,
pequena estrela perdida,
a partitura da paz.

Os alunos do Prof Latuf me pedem notícias. As últimas notícias do Latuf não são boas. Ele continua na C.T.I em estado grave, no Hospital Vera Cruz em belo Horizonte. O telefone da CTI é : 31 32901255. Ele está no leito 1017 e todos os dias às 10hs sai um boletim médico.

11 comentários:

  1. Olá Roseana, sou amiga do Latuf, e somente por aqui tenho notícias dele. Há alguma novidade hoje sobre o estado dele ? deixo meu email a disposição: be.atriz@globo.com
    Muito obrigada, parabéns pelos seus poemas, são um alento.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Roseana! Estamos unidos em favor do Latuf!
    Com carinho,
    Bia Pimentel

    ResponderExcluir
  3. Bia, estamos todos juntos torcendo muito para que ele escolha a vida.

    ResponderExcluir
  4. Roseana: como vc,eu escolho sempre dizer sim à vida.Conhecer essa terra nova - Vc, seu filho,nora e neto - vai ser um presente!Beijos alegres por vc!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Maria Neuza, já afio a bagagem.

    ResponderExcluir
  6. Ah! é tão bom falar de família,é tão bom visitá-la,por que cada encontro é uma renovação de amor.
    Deixo p'rá você um pedacinho do livro que estou lendo agora: O ARROZ DE PALMA.
    ...E a gente começa a viver o abraço antes do abraço.A voz,o cheiro,o pegar,o colar o rosto e o dar muitos beijos,muitos, muitos, muitos.Que filho foi feito mesmo para beijar.E em momento de reencontro, a gente aproveita e os sufoca de tanto carinho.
    ... Nossos filhos somos nós para melhor.Bom que seja assim.Bom quando é assim.
    ...
    No final o escritor diz: Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.
    Aproveite bastante.
    Quem sabe, depois dessa viagem não surge um novo livro?
    A música,tem esse dom: cada nota musical é um pedacinho do coração da gente... cheinho de histórias.
    Beijinhos e obrigada por tudo que você escreve: é um bálsamo para a alma.

    ResponderExcluir
  7. Roseana,
    Sou contadora de histórias e encantada com a sua produção literária.No curso que estou fazendo na Fundação Gilberto Freyre, em Recife, terá um momento em que devemos experienciar ser um escritor, e no sorteio, tirei o seu nome.Fiquei muito contente.
    Parabéns pela sua obra, e lamento pelos relatos sobre seu grande amigo, Amizade é dádiva, celebração, encanto no silêncio, sorri ao ver, o outro amigo, assim AMIZADE é VIVER..
    Abraços
    Renata Holanda
    Convido-lhe a visitar meu blog:
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelos contatos do Hospital, Roseana. Liguei hoje e informaram que Latuf estava estável, mas ainda sedado e fazendo hemodiálise. E maiores detalhes o médico informa pessoalmente à família. Quem está indo visitá-lo e falar com o médico? Sempre que você for ou souber, dê notícias.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Hola Roseana! Soy de Salta, Argentina, donde Latuf tiene muchos amigos que lo adoramos. También sabemos que te aprecia enormemente.

    MUCHAS GRACIAS POR MANTENERNOS INFORMADOS DE SU ESTADO DE SALUD! Aquí otros amigos también me dan información, pero siempre engro a tu blog para ver las últimas noticias.

    Un abrazo, gracias...

    Rodolfo, de Salta

    ResponderExcluir
  10. Roseana,
    Engraçado...
    Mais cedo, antes de ler seu post, revi, num livro didático, o seu poema Viagens. Sabe de qual estrofe dele gosto mais? Da 2ª, que diz assim:

    "Prefiro partir nas primeiras horas do dia
    quando as nuvens ainda são suave carícia.
    Levarei comigo uma bagagem tão pequena
    que ninguém nem mesmo notará:
    uma bússola feita de vento
    e um embrulho de sonhos
    mais leve que a luz."

    Então, boas viagens!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. O Latuf está em belo Horizonte numa C.T.I, portanto, Rodolfo , não podemos visitá-lo. A família está no hospital em todos os horários de visita. Ele está em estado grave, estável.
    Renata, fiquei muito orgulhosa com o teu comentário.
    Cidda, obrigada por ser minha leitora.

    ResponderExcluir