segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DILMA E O IRÃ

Fiquei radiante com a entrevista que nossa Presidente eleita, Dilma Rousseff concedeu ao jornal "The Whashington Post". Já não há na entrevista o jogo "tudo o que seu mestre mandar"e Dilma marca posições bem claras em relação ao Irã, por exemplo. Diz ela: "Eu não endosso o apedrejamento. Não concordo com as práticas que têm características medievais para as mulheres. Não há nuances, não vou fazer qualquer concessão a esse respeito. Minha posição não mudará quando assumir a Presidência. Não concordo com a maneira como o Brasil votou. Não é a minha posição." Aplausos sinceros para a nossa futura Presidente. O Brasil não pode compactuar com regimes violentos. Nossa política externa é nefasta em muitos aspectos e parece que isso vai mudar. Então poderemos ter orgulho da nossa Presidente mulher , pois ela diz que se já tivesse tomado posse o Brasil não teria se abstido na votação da resolução das Nações Unidas de condenação à violação dos direitos humanos no Irã.

Leio hoje no O Globo uma entrevista com o escritor americano Nicholas Carr em que ele diz que passar muitas horas navegando na internet nos emburrece, pois favorece a superficialidade . Transcrevo: "As coisas que no passado, sempre foram consideradas essenciais para uma vida intelectual rica, como contemplação, reflexão e introspecção não acontecem quando você é interrompido, você nunca consegue exercitar estas formas de pensamento mais atentas e focadas". Maria Neuza ,leitora do blog e Juan Arias, meu marido, discordam. mas há que ler a metéria inteira. Ele fala de uso excessivo e do abuso do hipertexto. Ele diz que o uso excessivo do hiper texto não favorece a concentração. Mas esta é uma matéria polêmica mesmo. Ele não nega que todo o conhecimento esteja na rede.

O final de semana foi para os amigos. Angelika e Jorg, nossos amigos alemães que agoram moram em Saquarema, fizeram uma festa de Natal para os caseiros e nos convidaram. Arrumaram a mesa mais linda , uma mesa bem alemã e seus empregados convidados foram servidos como embaixadores. Emocionante. Distribuiram presentes e delicadezas.
Angelika e Jorg viveram no Cairo, Tunísia, Líbia, são tão interessantes e amorosos, dá gosto conviver com eles. Ontem preparei um lindo café da manhã para o Hélio e o Fernando que possuem uma propriedade maravilhosa em Saquarema e plantam centenas de árvores. Falamos tanto do Latuf, nosso amigo que se mudou para alguma estrela, mais do que nunca ele esteve presente. Evelyn, minha irmã que veio de Teresópolis transforma tudo em alegria. E já é dezembro e meu flamboiã está florido, o jardim explode em vermelho.

5 comentários:

  1. Roseana: não concordo com o escritor americano quando diz que a internet nos emburrece,pois favorece a superficialidade.Isso é nos colocar,a todos,num balaio.E graças a Deus,somos diferentes,até na maneira de aproveitarmos desse instrumento: ele pode aproximar,pode divulgar idéias boas,pode falar com os cegos,pode ser ponte e asas....beijos discordantes mas amigos.

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão. Ele diz o uso excessivo.

    ResponderExcluir
  3. Querida Roseana,
    Posso chamá-la assim, pois sua escrita me faz sentir tão perto de ti. Neste final de tarde, aqui no sertão de pernambuco e bahia - Petrolina-PE e Juazeiro-BA, enquanto aguardo as minhas alunas e um aluno querido concluir uma produção textual vim ler o seu blog e lhe dizer o quanto o exercício do hipertexto tem trazido contribuições fantásticas aos graduandos em Pedagogia. Por um instante, tenho que parar esta escrita aqui porque as alunas brigam entre si, pois não querem compartilhar palavras. Se irritam e vem me solicitar uma produção de texto individual. Não querem mais escrever me duplas. Bem, aceito a mudança e retomo aqui o meu comentário. Olhe, querida Roseana receba o meu carinho neste entardecer sabendo o quanto nos faz bem ler seus textos.
    Inté,
    Antonise

    ResponderExcluir
  4. Roseana: que bom que Juan concorda comigo.Mas concordo com vc,quando diz que temos que ler todo o texto.Preciso aprender a controlar minha belicosidade...ou não???!!!! Beijos confusos mas gratos.

    ResponderExcluir
  5. De jeito nenhum, Maria Neuza: por favor, não se controle. Acho que você tem razão e o autor, em certo sentido tem alguma razão, pois quando o hipertexto vai ao infinito nos desconcentramos. Mas isso tudo é muito dicutível mesmo.
    Antonise, que me escreve do sertão de Pernambuco nos conta como os hipertextos ajudam as alunas de pedagogia. Obrigada Antonise por deixar a sua contribuição e principalmente por me fazer imaginar um fim de tarde no sertão! Beijos

    ResponderExcluir