domingo, 19 de dezembro de 2010

DOMINGO PÉ DE CACHIMBO

André, meu filho e Dani Keiko, minha nora, foram para casa hoje bem cedinho. Resende e Mauá, os dois lugares onde vivem e trabalham. A casa ficou vazia demais e eu fiquei triste demais. André enche todos os espaços com sua energia solar e Dani, completamente oriental, parece uma gatinha silenciosa. Cozinhamos todos juntos, rimos, lemos trechos de livros e jornais uns para os outros, celebramos a vida cada segundo em que estiveram aqui. Não gosto de despedidas , mas a gente vive se despedindo.

Meu neto Luis, que já toca cavaquinho com um ano e três meses, agora ganhou um tecladinho e um pandeiro. Ele nos presenteou com um concerto via skype e tocava um pouquinho de cada instrumento e ele mesmo aplaudia. Agora, neste minuto estou ouvindo o Guga em sua lojinha de vinhos em Granada, fazendo uma venda. Espero a venda acabar para conversarmos outra vez. Enquanto escrevo acompanho o diálogo entre ele e seu cliente. Loucuras da tecnologia. Ele vai explicando tudo, pois desde que tem a enoteca estuda muito. Visitei a sua lojinha quando estive em Granada, é mínima, como se fosse uma adega, na verdade é uma adega climatizada de muito bom gosto e se entrarem mais de cinco pessoas já enchem a loja! Guga fala espanhol como um verdadeiro andaluz. Eles comem as últimas sílabas das palavras. E meu neto Luis já entende as duas linguas e fala uma terceira que ele inventou. (Guga acaba de vender duas garrafas de vinho).

E hoje inventei um método para comer menos, pois dezembro não é brincadeira: anoto tudo o que como. Para mim as palavras são sempre mágicas e se anoto, saltam aos meus olhos todas as extravagâncias. Vamos ver se dá certo.

Bom domingo .

6 comentários:

  1. Roseana: anotar o que se come é o principal mandamento de quem quer controlar a alimentação.Foi assim que emagreci 6 quilos em 2010 e pretendo emagrecer mais seis em 2011.Há anos minha sogra me dizia isso que vc aqui escreveu:quando voltávamos pra Lavras,depois das férias de janeiro passadas com ela,a casa todo respingava lágrimas de saudades.Agora experimento essa sensação comigo,quando deixo para trás Yuri,Luana e seus pais.Beijos inconsoláveis.

    ResponderExcluir
  2. Agora veja só, Roseana se não é verdade o que nós falamos.
    Quem se lembraria de agir assim com filho, com quem quer que seja em uma visita?
    Vou transcrever essa frase maravilhosa:

    "Cozinhamos todos juntos, rimos, lemos trechos de livros e jornais uns para os outros, celebramos a vida cada segundo em que estiveram aqui."
    Depois fala que vai ficar insuportável.
    É o preço que você paga.Se escreve com amor, aguenta... coração.
    Bem ,não fica triste não, daqui um pouquinho você estará lá em Mauá com ele de novo,afinal de contas aí virão as férias de janeiro.
    Beijinhos,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Angela, é verdade, logo estarei em Mauá.

    ResponderExcluir
  4. Roseana:almas gêmeas ??? Se isso quer dizer afinidades,somos sim..rsrs....beijos felizes e conectados.

    ResponderExcluir