sábado, 29 de janeiro de 2011

MEDITAÇÃO

Neste verão faço meditação na praia, bem cedinho, às 7hs. Não há quase ninguém, só um ou outro pescador. Foco a atenção na música do mar e aos poucos vou me distanciando de tudo. Quando volto para casa faço meditação no jardim. É como passar de um planeta para outro. Ouço os cachorros do vizinho, o galo, as galinhas, os bem-te-vis, todos os passarinhos, os carros na rua atrás da casa e aos poucos vou novamente me distanciando. Quando volto, o jardim está mais belo e mais brilhante. Minha vida é simples: medito, leio, escrevo, penso. Não entro em redes sociais , prefiro a comunicação com meus leitores pelo blog e pelo site. Uso o skype para ver meus filhos , meu neto, minha irmã. Saio de Saquarema apenas para ir ao médico, trabalhar ou para ir a Mauá ver o André, meu filho. Amo esta vida calma, toda 1950, mas bem ancorada no século XXI. Daqui acompanhamos o mundo. E acontecem coisas tão inesperadas: quem diria que um vento furioso de desejo de liberdade varreria o mundo islâmico derrubando ditaduras? O Egito treme e quem sabe em seguida venha o Irã? Fora do mundo islâmico não seria mau que o vento varresse também Cuba e Venezuela. Chegará o dia em que nenhum tirano conseguirá se manter no poder, pois a internet está mudando o mundo e funciona como uma pequena chama numa pilha de mato seco. Ontem o Egito bloqueou a internet, mas isso terá um efeito contrário ao que o poder deseja e será devastador.
Como a poesia é incompatível com a falta de liberdade e o pensamento único, torço pela poesia.

Vamos torcer para que a Presidente Dilma desista da construção da Usina de Belo Monte. Será um dos piores desastres ambientais do planeta , uma grande crueldade.

4 comentários:

  1. Acabamos de ler juntos, Silvane e eu, a sua poética "Meditação". É como se estivéssemos juntos vivendo as mesmas emoções. Que lindo!... E que saudade!... Torcemos com você pelo desmonte da "sonhada" construção da Usina de Belo Monte. Abraços carinhosos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Frei José! O artigo da escola continua on line e já tem 8.000 visitas! Saudades de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Que feito maravilhoso! As crianças da Escola e suas famílias agradecem. Silvane vive momentos de graça, momentos de céu. Também eu fico feliz por isso, juntamente com você e o Juan. Abraço com carinho.

    ResponderExcluir
  4. Agora vamos dar força para ela escrever seu livro!E com a sua ajuda ela publicará na Ed. Vozes.

    ResponderExcluir