quarta-feira, 6 de abril de 2011

CONTO AFRICANO

Recebí ontem, nos comentários do blog, este belíssimo conto africano da leitora Angela.Lembro que os griots são os reservatórios de histórias, homens que são bibliotecas itinerantes, que conhecem sua linhagem até os mais remotos tempos. Eu e minha irmã Evelyn, na Costa do Marfim, em Abidjan, caminhávamos quando, na frente da prefeitura, vimos um aglomerado de gente e era um casamento. Ficamos de longe olhando. Chegou a noiva , os tambores tocavam e um griot começou a contar a linhagem dos noivos. Ficamos radiantes em ser testemunhas de uma cena tão bela. Abidjan era calma, todas as noites passeávamos muito por suas ruas impregnadas de perfumes maravilhosos, o cheiro denso da floresta e entrávamos dentro do mercado de rua onde muitas pessoas moravam em suas própias barracas.Pequenos lampiões iluminavam a feira.E eu pensava: estou dentro de uma noite africana, e era muita emoção.

"Diz um conto Africano, que no inicio dos tempos não havia nenhuma história. O mundo era muito triste. Assim o primeiro contador de história, teve que sair pelo mundo para colher às histórias que iria contar. Para acompanhá-lo levou um pássaro em seu ombro, um pássaro-escrivão.
Este homem junto com seu pássaro escutaram o vento, as pedras, o mar, as árvores, os animais e os homens. Enquanto o homem ouvia as histórias o pássaro ia anotando tudo com um pedaço de carvão com goma arábica. Mas o homem temia que estas histórias se perdessem. Então o pássaro pediu que ele colocasse as histórias escritas em uma cabaça com água e deixasse por uma noite. No dia seguinte o pássaro mandou que o homem tomasse aquela água cheia de histórias, e este homem então contou história nos cantos do mundo, e os que ouviram, contaram em outros cantos, e assim segundo o conto Africano nasceram às histórias, que acordam, revelam, alimentam e instigam a nossa imaginação."

6 comentários:

  1. Bom dia Roseana,
    os contos africanos são muito belos esse em especial me lembrou uma frase: “NA ÁFRICA QUANDO UM VELHO MORRE É UM LIVRO QUE SE QUEIMA”, não sei onde eu li, fiz algumas pesquisas de contos africanos para o público infantil e com certeza foi nessas pesquisas.Que experiência maravilhosa sua e de sua irmã.
    Beijos
    Maristela do blog http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho, Maristela. Acho, mas não sei, que este pequeno conto foi recontado pelo Eduardo galeano, mas recebí sem autora , da leitora Angela. Tudo que é tradição da África é belo, veja Picasso como bebeu desta fonte.

    ResponderExcluir
  3. Roseana: ..".quando um velho morre é um livro que se queima"...acho que podemos estender essa frase para toda a Humanidade,não é? Todo velho traz dentro de si histórias que foram contadas e recontadas ...adorei o conto africano,adorei a referência a Eduardo Galeano,que amo de paixão.Beijos contadores de histórias e por isso felizes.

    ResponderExcluir
  4. Ah! Roseana foi bom que você e sua leitora Maristela gostaram, mas como eu já havia dito, eu achei no BLOG da MARIA CININHA com um desenho que ela fez super bonitinho.
    Eu concordo plenamente com a sua leitora Maristela sobre a experiência maravilhosa de você e de sua irmã.
    Eu fiquei horas lendo o que você escreveu ontem, bem como o que escreveu hoje, e sonhei acordada.
    Ontem eu vi no ANIMAL PLANET (canal 69 da NET) sobre animais na savana e perdi o fôlego como você mesma diz. É tão emocionante estar em contato com o povo africano, tão rico de histórias, de simbolismos, de arte, etc.
    Pode escrever mais.
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Angela, é um privilégio ter você como leitora!!!

    ResponderExcluir
  6. Maria Neuza, que frase linda, não é ?

    ResponderExcluir