sexta-feira, 28 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO

Manuela, de quem sou fada-madrinha, agora trabalha numa biblioteca numa escola e numa pousada. Ano que vem termina a Faculdade de Pedagogia .
Manuela me conta: em sua escola muitos professores estão querendo sair do magistério, estão querendo trabalhar em outras coisas. Manuela me conta outras coisas tristes :como os alunos estão agressivos, como não ouvem, como não respeitam.
E me diz que não quer mais trabalhar com educação, prefere turismo. Diz que não tem estrutura emocional para brigar tanto por alguma coisa. Enquanto falava isso ela tocava em seu coração e dizia, "eu não aguento".Prefere o trabalho na Pousada e quer seguir este caminho.
Decidimos juntas que ela fará uma pós em Turismo e Hotelaria.A Educação perde uma pessoa sensível,delicada, criativa, cheia de idéias. Uma pessoa lindíssima.Manuela ama dança e teatro. É uma pena imensa, mas eu a entendo. Os professores, muitos, estão desistindo e é a escola que precisa mudar. Não apenas uma ou outra escola , mas todo o sistema está equivocado.Se a escola fosse o que pensamos que deveria ser, um ambiente maravilhoso e criativo,um celeiro de idéias, se os professores fossem estimulados a criar e ganhassem excelentes salários, não desistiriam.

7 comentários:

  1. Que pena Roseana... Fico muito triste quando ouço notícias assim... Estamos perdendo pois não estamos cuidando... Ser professor está cada vez mais difícil... Sou professora e sei que temos muito que lutar para conseguirmos ter a educação que nós queremos neste pais, e no mundo também...
    Bom... Mas para compartilhar uma notícia boa, vim lhe convidar a conhecer o blog Poemando com pequenos...Um blog que resultou de uma parceria que estou fazendo no facebook no grupo Vidráguas... O nome do projeto é PontuAção e consiste em criar quadrinhos com as poesias feitas pelos alunos... Achei que você ia gostar de saber desse movimento! =) Abraços! http://poemandopq.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vou olhar, Vanessa e é uma linda notícia!

    ResponderExcluir
  3. Vanessa, fui ao blog e é mesmo uma graça!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Roseana! Estamos entusiasmadas com este projeto! Os alunos estão muitíssimo animados! Ah! E suas poesias tem feito parte de minhas aulas! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. É uma pena, Roseana. Conheço a Manuela e sei como ela é tudo isso que você falou. Daqui a alguns anos estarei terminando meu curso de História e entrarei neste universo da educação. Espero ter forças pra continuar e não desistir. Mas sei que qualquer coisa que a Manuela for fazer, ela o fará muito bem.

    Beijos para as duas.

    ResponderExcluir
  6. Malu, a Manu deve fazer uma pós em Resende em 2013. Ela ficará perto de você.

    ResponderExcluir
  7. É triste, mas essa é a realidade da educação brasileira. Sou professora e estou exercendo outra função por causa de um problema de saúde. Não vou negar, sinto falta da sala de aula, mas, reconheço que a cada dia o trabalho do professor se torna mais difícil mediante a falta de apoio. Os meus colegas estão cada vez mais desestimulados e desistindo de lecionar. Tá mais do que na hora de mudar, e a mudança só será possível se todos tiverem consciência e assumirem a sua responsabilidade. Abraços!

    ResponderExcluir