quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

UM BELO POEMA

Um belo poema todas as manhãs. Assim começo meu dia. A leitura diária de poesia ajuda a respirar. Pego um livro por acaso na estante e também abro ao acaso. Hoje me coube Alejandra Pizarnik, a esplêndida poeta argentina:

FIESTA
He desplegado mi orfandad
sobre la mesa, como um mapa.
Dibujé el itinerário
hacia mi lugar al viento.
Los que llegan no me encuentran.
Los que espero no existen.

Y he bebido licores furiosos
para transmutar los rostros
en un ángel, en vasos vacíos.

Alejandra Pizarnik, in Poesía Completa, Editorial Lumen

E já se aproxima nosso encontro do Clube de Leitura. Várias pessoas me telefonam ou escrevem dizendo que não conseguem ler O CERCO DE LISBOA, do Saramago. Ler Saramago não é uma fácil tarefa, é como entrar numa cidade estrangeira e ter que decifrar uma lingua que não conhecemos. Mas no final, sempre vale a pena, saimos enriquecidos.

Sua poesia , levemente surreal, possui uma musicalidade intensa.

Maristela, que vem de Maringá ao nosso encontro do Clube no dia 11 ,leu o blog e escreve:Sobre a História do cerco de Lisboa estou no fim, faltam 16 páginas; leitura difícil mas deliciosa quando pegamos o ritmo... Eu penso que se parece quando dançamos com alguém pela primeira vez, a gente pisa no pé vai pra lá e ele pra cá, depois passa o estranhamento bailamos e rodopiamos deliciosamente ao sabor da música. Beijos e até daqui a pouco (11.02)..

4 comentários:

  1. Roseana: mais uma poeta pra minha coleção e indicada por você:Alejandra Pizarnik...preciso aprender a ler espanhol...eu leio Saramago em doses homeopáticas,por puro prazer...me conte depois sobre o encontro..fico ansiosa aqui...beijos leitores.

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza, contarei. E farei um lançamento em Visconde de Mauá em junho (final) ou julho. Quando tiver a data te passo pois seria um pretexto maravilhoso para você conhecer Mauá!Este o meu plano para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseana: maravilha....me mande a data quando souber para eu me organizar...beijos ansiosos.

      Excluir
  3. Vou marcar e na volta do carnaval eu te digo, será no fim de junho , começo de julho, numa segunda-feira

    ResponderExcluir