quinta-feira, 19 de abril de 2012

VOCÊ É MALUCA TAMBÉM!

Acho que foi no ano de 1990 que Dra.Bertine me convidou para fazer um lançamento de livros no Hospital do Engenho de Dentro, o mesmo onde Dra. Nise da Silveira criou o Museu do Inconsciente. Era uma festa de Natal. Fui sentada numa mesa com meus livros e uma enfermeira tomava conta de mim. Naquela época ainda eram muitos os internos.
Duas mulheres de meia idade, de braços dados, se aproximaram da minha mesa, folhearam os livros. Então uma delas leu em voz alta e leu bem:

Procura-se um equilibrista
que saiba caminhar na linha
que divide a noite do dia
que saiba carregar nas mãos
um fino pote cheio de fantasia
que saiba escalar nuvens arredias
que saiba construir ilhas de poesia
na vida simples de todo dia.

(in Classificados Poéticos, ed. Moderna)

Quando terminou de ler ela pousou o livro na mesa , olhou para mim fixamente e me perguntou:
_ Fala a verdade, você é maluca também, não é ? Para escrever coisas assim tão bonitas...

2 comentários:

  1. Há cerca de 20 anos fui "apresentada" à Roseana Murray. No livro didático adotado pela escola onde eu trabalhava figurava um poema que me tirou do chão pela beleza da criação:

    Perdi uma maleta cheia de nuvens
    e flores,
    maleta onde eu carregava
    todos os meus amores embrulhados
    em neblina.
    perdi essa maleta em alguma esquina
    de algum sonho
    e desde então eu ando tristonho
    sem saber onde por as mãos.
    Se andando pelas ruas
    você encontrar a tal maleta,
    por favor, me avise em pensamento
    que eu largo tudo e vou correndo...
    (in Classificados Poéticos, ed. Moderna)

    Maleta de nuvens e flores! Amores embrulhados em neblina! Esquina de algum sonho! Meu Deus, que encanto! Andei com este poema pra baixo e pra cima, na escola, mostrando para colegas e para meus alunos (de 5ª a 8ª série) Declamei... declamamos (eu e alguns alunos) o belo poema nas festinhas da escola. Queria o livro!!! Mas como era difícil consegui-lo! Ainda não existia a facilidade da internet e os correios eram tão lentos. Enfim, encontrei-o na distribuidora da Companhia Editora Nacional, em Goiânia. Foi uma reação que causou riso nos que estavam próximos a mim. Sudorese... ausência de voz... olhos afogados... Eu havia encontrado o tesouro que procurava! Levei logo três, pois precisava colocá-lo na Catarina (minha malinha de leitura) para que meus alunos também o lessem. E foram tantos classificados poéticos criados por eles... por nós.
    Desde então, saí à caça de todos os livros da poeta, cujo nome me causa insegurança na pronúncia, mas que, como fada, invadiu os meus sonhos (e os dos meus adolescentes).
    Com o encolhimento do mundo pela internet, eis que um dia a "encontro" no Facebook. Fiquei sem fôlego! Mas nada se compara à emoção de ontem, quando leio na sua página do Face que ela virá a Goiás! À Cidade de Goiás, minha cidade natal e vizinha da cidadezinha onde moro. Estou empolgadíssima com a possibilidade quase real de conhecê-la.
    Ahhhhhhh... chegue logo, mês de agosto!!! Tenho um encontro marcado com uma fada... ou seria uma bruxinha?

    ResponderExcluir
  2. Creuza, tomei a liberdade de postar a tua carta maravilhosa no face. Vai assinalando os lugares que eu tenho que conhecer, pois terei um dia livre.

    ResponderExcluir