quinta-feira, 3 de setembro de 2015

E.M.BRASIL

Hoje, na minha casa, tive a honra de receber uma escola absolutamente extraordinária. a E.M.Brasil, uma escola da periferia do Rio, de Olaria. A escola tem um dos IDEBS mais altos de todo o  Estado do Rio: 6.8
Este desempenho se deve ao ofício do sonho. A escola prioriza a literatura e a arte. E o que vivi hoje foi tão emocionante que não podia acreditar!
Um grupo de 20 adolescentes, absolutamente apaixonados por literatura!
A escola vai participar da FLUPP, uma Festa Literária que irá ocupar três dias inteiros e alguns autores e seus livros estarão presentes . Meus livros Colo de Avó, Diário da Montanha, O Mar e os Sonhos e Brinquedos e Brincadeiras foram os escolhidos.
A turma é muito afiada. São pensadores e sonhadores.
Comecei lendo um conto do meu livro Exercícios de Amor. Falamos sobre amor amizade, sobre processos de criação.
Eles fazem aulas de teatro e artes visuais na escola. Agora estão trabalhando com mandalas. Falamos sobre o efeito curativo das mandalas e das cirandas, falamos sobre Bispo do Rosário e o Museu do Inconsciente da Dra. Nise da Silveira. Falamos sobre identidade. Os alunos leram em voz alta alguns poemas do meu livro Carteira de Identidade. Falamos dos nomes de cada um e seus significados. Gritamos nossos nomes para o Universo ouvir.
Tocamos em temas duros como gravidez precoce, suicídio, adolescentes que se cortam. Falamos da importância das palavras. Há palavras que ferem e destroem pessoas.
Outros alunos leram alguns poemas do meu livro Poço dos Desejos. Falamos sobre os desejos.
Amanda disse que o seu desejo é ler todos os livros possíveis, ler infinitamente.
Brendo disse que seu desejo era dar para a sua mãe em dobro tudo o que recebeu
Marcela disse que seu desejo era não errar, acertar sempre. Juan Arias, meu marido,  falou que isso era impossível. Erramos e acertamos. E disse que a ciência faz novas descobertas errando.
Lygia quer se formar em medicina.
Chandler quer realizar todos os seus desejos.
Eles estavam acompanhados de Carla, a coordenadora do Projeto Flupp, Rosângela, Regente da Sala de Leitura e uma mãe que parecia uma aluna.
Vieram todos com a camiseta que idealizaram para a Flupp: "Caminhos de Murray" com um desenho lindo.
Tomamos um café da manhã tardio: cachorro quente, coxinha de galinha, (a filha da Vanda fez) bolo, chocolate quente (que ninguém quis) e suco de caju.
Os jovens foram ver o mar de ressaca. Foram ao jardim. Fotografaram MUITO e no final de tudo demos um grande abraço coletivo bem apertado e gritamos de felicidade. Urramos.
Daqui foram visitar a Igreja de Saquarema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário