quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ANO INTERNACIONAL DAS FLORETAS

A ONU declarou 20011 como o Ano Internacional das Florestas. Esta é uma notícia maravilhosa. A ONU pretende sensibilizar os países para a preservação como medida importantíssima para o planeta.No Brasil ainda desmatamos MUITO. Não se pode avançar sobre as florestas para criar gado e plantar. Eu colaboro com o planeta não comendo carne e já plantei muitas árvores na minha vida. Quando compramos o sítio em Visconde de Mauá na década de 70, era um pasto. Hoje o sítio possui uma floresta fechada. Que cada um faça a sua parte no pequeno e que os países façam a sua parte numa dimensão maior. Não há saída: ou preservamos as florestas e reflorestamos para repor o que foi retirado, ou desapareceremos, a Terra virará um grande deserto.

TRANSFORMAÇÃO

Fabrico uma árvore
com uma simples semente,
terra escura e quieta,
umas gotas de água.

Pouco a pouco,
de lua em lua,
de folha em folha,
enquanto o tempo
desenha arabescos
em meu rosto,
minha árvore se transforma
em poema vivo,
suas letras são flores,
são frutos, são música.

in Fábrica de Poesia, ed. Scipione

3 comentários:

  1. O que você escreveu hoje, me lembra o livro Crônicas marcianas que estou acabando de ler, bem como o filme que assisti,ontem, talvez pela trigésima vez: "O dia em que a terra parou" com Keanu Reeves. Quase no finalzinho do filme quando ele queria defender o planeta Terra dos humanos destruindo toda a raça humana por considerá-la extremamente destrutiva, ele ao conversar com um cientista percebe o que ele quis dizer: "nós temos outro lado"
    Continuando, ele diz: Toda civilização muda quando chega à beira do abismo. Acho que a sua mensagem, Roseana, é extremamente importante.
    Se cada um fizer um pouquinho, mas com responsabilidade e, sobretudo decência a Terra pode sair um pouco chamuscada, mas inteira para recomeçar.
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. É isso Angela, cada um fazendo a sua parte.

    ResponderExcluir
  3. Ué...tinha certeza que escrevi aqui ontem... me esqueci das palavras da indignação diante de tanta destruição.Mas um sentimento também de esperança:existem pessoas cuidando para que nosso planeta não exploda.Beijos trabalhadores.

    ResponderExcluir