domingo, 2 de janeiro de 2011

EM ESPANHOL

Gosto de abrir um livro de poemas ao acaso. Já falei aqui no blog o quanto amo a poesia do Borges, imensa, filosófica, musical. Mas há que ler Borges em espanhol. O Brasil é um país cercado de lingua espanhola por todos os lados deveríamos ser bilingues, é tão fácil aprender espanhol! Há uma lei aprovada e sancionada pelo ex-presidente Lula tornando o espanhol matéria obrigatória nas escolas, mas não vejo isso acontecendo. Uma criança aprende uma lingua brincando e é um desperdício não aproveitar a aptidão das crianças para as linguas. Mas se você que está lendo meu blog nunca estudou espanhol, busque um curso real ou virtual , é uma lingua lindíssima , ao alcance de todos.

TANKAS

1

Alto en la cumbre
todo el jardin es luna,
luna de oro.
Más precioso es el roce
de tu boca en la sombra.

2

La voz del ave
que la penumbra esconde
ha enmudecido.
Andas por tu jardín.
Algo, lo sé, te falta.

5

Triste la lluvia
que sobre el mármol cae,
triste ser tierra.
Triste no ser los dias
del hombre, el sueño, el alba.

Jorge Luis Borges, Antologia Poética, Alianza Editorial

Acabo de saber, em primeira mão, que a Presidente Dilma Rousseff prometeu hoje de manhã ao Príncipe Felipe , herdeiro do trono da Espanha, fazer do Brasil um país bilingue ,português-espanhol.

2 comentários:

  1. Concordo! Precisamos incentivar o ensino do espanhol. Vamos aprender mais um pouquinho, arriscar a cada dia falar mais, mesmo que os "entendidos" da língua façam críticas irônicas ao nosso portunhol... mas vamos tentando...

    ResponderExcluir
  2. Cidda: se a gente estudar espanhol aprendemos rápido. Não gosto de portunhol, acho que a gente pode falar espanhol mesmo.

    ResponderExcluir