quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

UMA CARTA PARA DEUS

Um dia, Juan Arias escreveu um belo conto para crianças: Uma Carta para Deus. Traduzí e quando terminei a tradução a editora Paulinas me telefonou pedindo um texto. Eu não tinha e então oferecí o conto do Juan. Adoraram e publicaram. Agora o livro está sendo "traduzido" para o português de Portugal e sairá do outro lado do mar. Ficamos radiantes. O livro é uma carta que um menino escreve para Deus. Não há nenhuma resposta no livro. Apenas perguntas, já que Deus é uma pergunta:

Querido Deus:
Em casa dizem que sou um menino curioso. E sou mesmo! Por isso, gostaria de saber onde é que você se encontra. Todos dizem "Deus te abençoe!" . Mas onde é que você se esconde?
Pergunto aos adultos e me dizem que você está no céu. É muito longe para mim! Se a lua já me parece distante, imagina o céu, que no mínimo, deve estar atrás das estrelas. Outros me dizem que devo buscar dentro de mim. Mas isso não é perto demais? Em algum lugar você tem que estar. A quem devo perguntar?

in Uma Carta para Deus, Juan Arias, ed. Paulinas

Vi um programa sobre o hemisfério direito do cérebro, muito pouco usado, onde se encontra a nossa sensação de pertencimento ao universo, a nossa espiritualidade, os "bons sentimentos", digamos assim. Fascinante. Usamos muito pouco o lado direito do cérebro. O lado esquerdo, todo o nosso racional, é quem manda. E se fosse o contrário?

7 comentários:

  1. Ah! que pena que esse conto não venha para cá desse nosso lado do mar. Mas de qualquer maneira ler esse texto,... dá para refletir, e muito.
    Sr. Juan é muito sensível, também. Por isso é que sempre digo: filho de peixe, peixinho é... irmã de peixe, peixinho é... "marido" de peixe peixinho é.
    Bem quanto ao lado direito do cérebro, Roseana, é por isso que eu tenho aquele caderno que mostrei para você. O lado direito comanda a parte intuitiva e artística e o lado esquerdo é o lógico-analítico.
    Por isso, muito exercício com a mão esquerda.
    É importante trabalharmos os dois lados, embora no início dê muito trabalho, mas vale à pena.
    Parabéns para o Sr. Juan.
    Angela

    ResponderExcluir
  2. O livro do Juan está sim publicado no Brasil, Angela, e é lindo!

    ResponderExcluir
  3. Roseana, acabei de comprá-lo via online da Paulinas.
    Um abraço no Sr. Juan.

    ResponderExcluir
  4. Vc trabalha o seu lado direito ,Roseana! De lá saem as poesias e os textos maravilhosos, com os quais vc nos presenteia....beijos fascinados e tietes.

    ResponderExcluir
  5. Ah!fico feliz, também. Espero que a editora entregue logo, pois gato escaldado tem medo de água fria. Diga para ele, que tão logo eu o receba, vou ler rapidinho (refletindo é claro) e depois eu conto no BLOG.
    Beijinhos, para os dois.
    Angela

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, minhas meninas, pelo carinho!!! O Juan vai adorar seus comentários, Angela.

    ResponderExcluir