segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DEPOIMENTO DA E.M.HERMANN MÜLLER

Recebo o depoimento mais bonito do mundo, da escola que é a minha paixão, a E.M.Hermann Müller, escola rural de Joinville:

As notas sonoras semeadas a partir de "Caixinha de Música", em abril...resultaram em flores e frutos ao longo do ano!

           Muitas foram as atividades desenvolvidas, motivadas pelo brilhante talento de Guga Murray.
           Desenvolvemos com os alunos  um projeto, com o objetivo de unir poesia e música, ambos ritmo e movimento, na sala de aula, assim como a proposta de vocês no livro "Caixinha de Música".
A turma multisseriada de 1º e 2º ano, alfabetização, juntamente com a Professora Silvia, está confeccionando um TAPETE MUSICAL com todas as cantigas trabalhadas...Além de instrumento de leitura, o tapete acompanhanhará os alunos em momentos de Roda Musical.
Além disso a  construção de uma ÁRVORE MUSICAL tem movimentado com a pais e alunos. Esta árvore abrigará vários objetos de experimentação sonora como sinos, mensageiros dos ventos e instrumentos musicais. 
Utilizamos ainda os poemas musicas de Vinícius de Moraes como recurso de alfabetização. Tal projeto será destaque na TV Escola, por ocasião da programação comemorativa ao centenário de Vinícius de Moraes, que irá ao ar esta semana.
A turma multisseriada de 3 º, 4º e 5º anos da Professora Rachel, desenvolve uma proposta de ampliação do repertório cultural e das múltiplas linguagens, e de situações significativas que permitam o contato entre música e poesia. Algumas atividades desenvolvidas: confecção de chocalhos, atividades utilizando os próprios instrumentos confeccionados e decorados pelas crianças; passeio pelo Bosque da leitura e Jardim encantado, escutando os sons da natureza para a composição de uma escrita musical; escrita dos sons de algumas histórias; produção textual de Haikais (minipoemas japoneses) musicados, escritos pelas próprias crianças; estudo das poesias do Livro “Arca de Noé”. A turma ainda está trabalhando na confecção de seu próprio Livro-concerto! 
Muita APRENDIZAGEM, com música, poesia e ALEGRIA!

E para culminar...Um Concerto da Orquestra Prelúdio de Joinville em nossa escola! Acontecerá em 28 de setembro de 2013 à partir das 9:20 e será aberto a toda comunidade.

Feliz pela chegada da primavera...inspirada mais uma vez por POESIA e ...MÚSICA!!

A vocês, toda a nossa Gratidão...sempre!

Abraços poéticos e musicais...
"Família Hermann Müller"

2 comentários:

  1. Caríssima Roseana Murray, estamos realizando um trabalho na Escola Estadual Maria Cristina Parnamirim-RN e a senhora é a principal autora para o nosso Restaurante Literário 2013.Hoje as 19:30 os alunos da Educação de Jovens e Adultos estarão aqui no seu blog.Parabéns! sua sabedoria está nos encantando.

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Roseana Murray, estamos realizando um trabalho na Escola Estadual Maria Cristina Parnamirim-RN e a senhora é a principal autora para o nosso Restaurante Literário 2013.Hoje as 19:30 os alunos da Educação de Jovens e Adultos estarão aqui no seu blog.Parabéns! sua sabedoria está nos encantando.

    ResponderExcluir