quarta-feira, 16 de maio de 2012

FONDAMENTE NUOVE

Hoje os gondoleiros não podem trabalhar. Chove e faz muito frio.
Ontem passamos boa parte do dia em Fondamente Nuove, um bairro lindíssimo de Veneza onde chegam poucos turistas, onde não há lojas, pouquíssimos restaurantes, uma Veneza menos teatral, mais verdadeira. Aí viveu Casanova. Um gondoleiro nos mostrou o seu palácio e nos disse que até hoje se conserva a sua cama, para onde levava as suas amantes. Hoje o palácio pertence a um conde.
É um bairro muito antigo , medieval, mas foi reconstruído no século XVIII, pois havia sido devastado por um temporal. A beleza das suas praças e ruelas, dos canais , dá vontade de chorar. Há um silêncio que vai se desdobrando como um leque. Fomos caminhando desde São Marcos até lá e como num passe de mágica, ao virar uma rua, a multidão desapareceu e já começava Fundamente Nuove. Desembocamos numa pequena praça "Campiello Widman", com um restaurante precioso, algumas mesas lindas na calçada. Reservamos um lugar e fomos descobrir o bairro. Vimos um mercadinho de peixe que era a coisa mais linda, como o peixeiro arrumou a sua mercadoria na calçada, entremeando os peixes e crustáceos com frutas e flores! O sentido da beleza na Itália é primordial, é como o ar que se respira.
Passeamos pelos inúmeros canais, vimos praças maravilhosas.
Joseph Brodsky, o grande poeta russo, Prêmio Nobel,  num inverno longínquo, também almoçou em Fundamente Nuove:
" Eu havia acabado de almoçar em alguma pequena trattoria, na parte mais afastada das Fondamente Nuove, peixe grelhado e meia garrafa de vinho..."
Na hora marcada voltamos para o restaurante Ostaria Boccadoro. Na verdade estávamos quase sozinhos, havia apenas um casal jovem com um menino de 5 anos. Era o dono do restaurante quem servia. Ele nos indicou um vinho maravilhoso, Ronchedone Cá Dei Fratti, uma vinícola do Vêneto que funciona desde 1782.
Pedimos uma pasta negra com algumas delicadezas da lagoa, era indescritível e uma travessa de frutos do mar fritos, verdadeira maravilha, vinham levemente empanados, até os mariscos e caranguejos inteiros e macios.
Conversamos com o casal sobre a crise e os italianos estão menos deprimidos e mais otimistas do que os espanhóis, conversamos com o dono do restaurante sobre a política italiana e ele nos falou do alívio por não estar mais o Berlusconi, principalmente disse ele, por sua "falta de elegância" que para os italianos é um pecado capital.
Fizemos o caminho de volta flutuando, quase como se estivéssemos num tapete voador.

5 comentários:

  1. Roseana fiquei alguns dias sem ler o seu BLOG por causa de uma virose com febre altíssima e fiquei muito debilitada.
    Agora estou melhor, e comecei a ler o seu BLOG, mas nem estou conseguindo escrever sobre toda essa beleza, pois penso muito no meu avô (italiano) e meu pai descendente. Todos os dias eu copio e colo tudo o que você escreve e faço o meu livrinho particular.
    Estou encantada, mas hoje você disse algo que o meu pai falava sempre: sobre a importância da beleza para os italianos.
    Você, Roseana indiretamente preenche as nossas vidas com os seus escritos extremamente delicados. Eles suavizam as nossas vidas.
    Obrigada.
    Ha! acabei de ler um livro chamado A PONTE INVISÍVEL de Julie Orringer. Ele narra a vida de dois irmãos judeus húngaros no tempo da 2ª guerra assolada pelo ódio antissemita. O livro é lindo e tem tudo a ver com o livro A Trégua.
    Boa viagem e curta bastante.
    Dê um abraço no Juan pelo aniversário.

    ResponderExcluir
  2. Que mensagem maravilhosa, Angela!!! Fiquei muito emocionada mesmo. Agora está passando uma gôndola debaixo da minha janela e o cantor da gôndola com seu acordeon e uma voz maravilhosa quase faz a gente chorar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Angela!

    Essa viagem está parecendo a viagem de um filme, de um livro, enfim, e como poderia ser diferente com sua escrita, com a poesia dentro de você.

    Um enorme beijo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Gabi. Graças a Deus, maior parte dos leitores da Roseana pensam como nós.
    É verdade mesmo. A viagem parece a viagem de um filme, livro, e vai por aí.
    Bjs pra você.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada,Roseana... você merece mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir