segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A MALA DE HANA

Sábado ganhei da leitora do nosso Clube, Ângela Quintieri, o livro A MALA DE HANA, de Karen Levine, ed. Melhoramentos.
O livro é uma pequena jóia. Uma mulher japonesa , diretora do Centro Educacional do Holocausto de Tóquio, a partir de uma pequena mala, reconstrói a história de Hana e de sua família. O livro pode e deve ser lido com alunos e a partir da pequena mala de Hana se pode reconstruir a história da Europa nos anos que precederam a Segunda Guerra.

Ontem li uma entrevista muito interessante com a Diretora da Escola Parque. Ela diz algo tão simples e fundamental: A escola hoje tem que dar ao aluno o que ele não encontra no Google.Este é o desafio.

E hoje leio uma matéria terrível sobre a violência nas escolas, tanto públicas quanto particulares. O diagnóstico: as escolas estão no século XIX, os alunos do século XXI não suportam as aulas entediantes e sua irritação atinge níveis perigosos, além dos problemas emocionais que já trazem de sua casa , do mundo onde vivem.

O remédio: uma mudança radical da escola, o fortalecimento dos laços de afeto, um aluno criativo e com auto-estima não terá vontade de agredir. A arte e a leitura como prática diária mudam completamente a rotina da escola.

E hoje arrumo a minha mala. Vou para Resende amanhã e de lá para Visconde de Mauá, para a minha casinha da montanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário