sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

RETRATOS

A nova edição do meu livro RETRATOS tem um conceito muito diferente da edição anterior. Antes era um álbum de retratos como aqueles de antigamente, inclusive com papel de seda entre as páginas. As fotos não eram da minha família.
Para esta edição recuperei fotos muito antigas da minha família e o projeto gráfico não é o de um álbum de retratos, mas sim de um caderno de anotações.
Com a edição aconteceu um caso curioso que vou contar aqui. Quando fui ao Sul em 1990 receber o Prêmio AGE de Poesia, havia um escritor do Uruguai.  Eu havia levado alguns livros e Retratos acabava de sair. Ele se apaixonou pelo livro e me disse:
_Roseana, vou copiar o teu livro, vou fazer um igual, com meus textos.
Eu não disse nada, o que poderia dizer.
Um dia recebi em casa o seu livro, idêntico ao meu, mas sua capa era amarela. Não contei para a minha editora, fiquei  com vergonha, era a Antonieta Cunha, da Miguilim. Mas acontece que Antonieta ou foi ao Uruguai ou em algum outro país ela viu o livro. Recebi seu telefonema:
_Roseana, você sabia que copiaram o Retratos?
Eu sabia, mas o que podia dizer?
Agora a nova edição me oferece muita felicidade, tenho poucas fotos da minha infância, da minha família e  aí estão meus avós, meu pai e minha mãe apaixonados, minha mãe grávida de mim. E o texto continua lindo e atual, leve e poético.


Um comentário:

  1. Que história bonita, Roseana! Gosto muito dos seus livros e neste ano estaremos trabalhando Fábrica de poesias com os nossos alunos...

    Parabéns pelo excelente trabalho! <3

    ResponderExcluir