segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

LIVROS NO FORNO

Quando faço um pão coloco alecrim por cima para que ao assar perfume a casa. Aqui em casa não compramos pão:

RECEITA DE PÃO

é coisa muito antiga
o ofício do pão
primeiro misture o fermento
com água morna e açúcar
e deixe crescer ao sol

depois numa vasilha
derrame a farinha e o sal
óleo de girassol manjericão

adicionado o fermento
vá dando o ponto com calma
água morna e farinha

mas o pão tem seus mistérios
na sua feitura há que entrar
um pouco da alma do que é etéreo

então estique a massa
enrole numa trança
e deixe que descanse
que o tempo faça a sua dança

asse em forno forte
até que o perfume do pão
se espalhe pela casa e pela vida

in Receitas de Olhar, ed. FTD

Tenho vários livros inéditos no forno e de longe já perfumam a minha vida:

Abecedário Poético de Frutas, ed. Rovelle;
Quem vê cara não vê coração, ed. Callis/Instituto Houaiss
Carta na Manga, ed. Manati;
Retratos, ed. Ibeppe, reedição com novas fotos

Agora busco editora para o belo livro que fiz com minha nora, a poeta andaluza Patrícia de Arias:
Fio de Lua&Raio de Sol. Patrícia fez os poemas de lua e eu fiz os de sol numa amorosa tapeçaria.

2 comentários:

  1. Nossa muito bom. Fico só me lembrando daqueles pães maravilhosos que você nos oferece no almoço do CLUBE DE LEITURA. Eu sempre fico impactada no começo do almoço. Talvez seja pelo simbolismo, afinal de contas pão e vinho _ pelo menos para mim _simbolizam a fertilidade, o ato de compartilhar, muita disponibilidade e muito afeto.
    Aquele momento é único e divino. Vou tentar colocar esse poema em alguma figura do Google e, depois envio para você no face.
    Em tempo, aqueles quatro livros, já estão à venda?
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir