sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

AGENDA

É noite ainda, nenhum sinal da manhã. Sopra um vento fresco, vem da montanha. Já tomei café e apanho na estante um livro de poesia  ao acaso. "Sísifo desce a montanha" do Affonso Romano de Sant'Anna e fico sabendo que o Affonso adora fazer listas. Eu também. Faço listas de tudo, de coisas para fazer, de planos para depois, listas de desejos, de livros, de palavras. Quando anoto uma viagem na agenda , a página já fica impregnada de cheiro e as vozes das pessoas que irei encontrar já ecoam , soam como sinos.
Anoto na agenda que dia 26 irei para Resende-Mauá ver o meu neto, meus filhos, minha irmã.
Espero conseguir, pois o meu corpo não está me obedecendo, parece um cavalo brabo, mas ao anotar na agenda, a viagem já vai se fazendo.
Divido o poema do Affonso com vocês:

AGENDA

Toda manhã
anoto uma lista
de coisas por fazer:

contas a pagar
cartas, e-mails, telefonemas
carinhos que responder
livros, palestras, entrevistas
ginástica, compras
remédios, terra, flores
consertos domésticos
desculpas, culpas
livros que ler e escrever.

Olho o que arquivo:
- o ontem só cresce
não há pasta que o contenha.
Melhor seria dissolvê-lo
ignorá-lo sem etiqueta
sem tentar decodificá-lo
entendê-lo.

Vai começar a girândola
de um novo dia.
Ponho o sol na alma
vejo da janela
                      - a lagoa e o mar.

Olho o presente, o futuro.
Mas o passado, que não passa
como agendar?

Affonso Romano de S'Antanna, in Sísifo desce a montanha, ed. Rocco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário