segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DISCIPLINA

Agora que as dores da coluna e da cirurgia melhoraram, que já retirei as muletas, embora ainda tenha o corpo dividido em dois pedaços, retomo algumas tarefas que exigem muita disciplina. Depois de tomar café na varanda ainda escura e contemplar o amanhecer, misturando as primeiras luzes com o café , depois do banho que com a cirurgia ainda é algo meio complicado, faço a meditação. Geralmente depois da meditação o corpo está mais relaxado. Hoje retomei os exercícios respiratórios, pois minha voz voltou a estar rouca e pequena. Estes exercícios cansam muito mesmo e a tendência é querer fugir deles .Mas ter disciplina para fazê-los é um treino também e estou fazendo tudo o que posso na varanda, para ouvir o mar e os pássaros. Depois escrevo a minha crônica diária , o que me dá muito prazer. Nunca sei o que vou escrever, vai saindo. Agora vou retomar as aulas de italiano no Babbel,(curso on line) embora tenha a minha professora em casa para conversar.É um reforço. A meditação ajuda a ter paz e a viver o presente sem se projetar para o futuro. Podemos fazer planos para o futuro mas vivendo intensamente as ações do presente, porque a vida é assim, passa um vento e derruba nosso castelo de vento. Planejar sabendo disso é diferente do que viajar  em pensamento.para o futuro gastando muita energia vital, porque viajamos para um tempo e espaço que ainda não existem e quando existirem será presente e continuaremos perdendo energia buscando o futuro. Planejar é fazer as tarefas diárias com prazer e paixão, com todos os sentidos abertos.Viver é uma construção do ser. Viajarmos para o passado, para as nossas lembranças é possível e é bom. Não ficar aprisionado no passado também um grande exercício.O passado é o nosso tesouro, o que só nós possuímos, a nossa memória.
Por outro lado, preciso do caos para que a poesia aconteça. Preciso do meu inconsciente. Na contemplação, por incrível que pareça, abro um espaço para a poesia, talvez aí esteja latente o caos . Este equilíbrio entre disciplina, construção e espaço aberto para que a poesia e o inesperado aconteçam, é o mais difícil.
Então depois de todas as lindas tarefas, tenho todo o tempo para ler, pensar, escrever, falar com os amigos, ver filmes. Há sempre um livro em gestação. Estou sempre grávida de livros. Acabo de entregar um original para a Rovelle e vou retomar um original começado que entregarei para a Lê.
A  meditação foi a melhor coisa que ganhei na vida. Porque passei a viver melhor, expandiu minha consciência, aumentou o meu amor e minha compaixão. Mudou a minha vida. Aconselho com fervor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário