domingo, 26 de outubro de 2014

VOTAÇÃO

Fui votar, é a primeira vez que saio de casa depois da cirurgia. Não foi difícil entrar no carro, era o que eu temia.
Voto na E.M.Gustavo Campos, aqui em Saquarema. Entrar na escola sempre me emociona muito, pois em 2002 tive durante um ano inteiro uma turma de leitura compartilhada e os desdobramentos foram imensos e inacreditáveis. Foi a partir do meu trabalho com os meninos que Saquarema instituiu as Rodas de Leitura como matéria na grade e que hoje, com o Projeto modificado, cada escola elabora como quer trabalhar com leitura e os Clubes de Leitura nas escolas se multiplicam. Quando fui trabalhar lá, nunca pude imaginar os desdobramentos.
Hoje o dia está nublado, faz frio e estou um pouco triste. Tomara que o país se rearrume, se pacifique e que tudo volte aos trilhos. Falando em trilhos, como gostaria que o Brasil tivesse trens! É tão adorável viajar de trem, sentar no vagão restaurante com uma xícara de café e um livro , ler com o movimento do trem, tempo e paisagem se entrelaçando numa linda pintura.
O livro do Sebastião Salgado, "Da Minha terra à Terra", me tocou tão profundamente, foi como se a minha sensibilidade tivesse sido afiada como uma faca afiada mesmo. A sua Fundação Terra plantou dois milhões de árvores reflorestando a terra que seu pai lhe deixou, totalmente desmatada. E se o país colocasse como meta refazer de verdade a Mata Atlântica ? Zerar o desmatamento da Amazônia de verdade? E se cada pessoa plantasse uma árvore onde pudesse? Em Mauá replantamos muito, onde era pasto, agora é mata.Os bichos voltaram.
Vi um filme uma vez onde presidiários foram convidados a fazer, (plantar e idealizar) um jardim para participar de um concurso. Era na Inglaterra, onde os jardins são uma obsessão.  Os presidiários que fazem o jardim se modificam profundamente.
Estou escrevendo e assistindo ao mesmo tempo um programa na GNT sobre presídios e presidiários absolutamente horripilante.
A população carcerária no Brasil é a terceira maior do mundo. A população carcerária no Brasil cresce mais do que a própria população. O Sistema Carcerário do Brasil humilha o Brasil. É algo horripilante. No Maranhão mulheres usam miolo de pão como absorvente! Misturam assassinos com ladrões de shampoo. Os processos se perdem e ao mesmo tempo os grandes traficantes continuam mandando no tráfico. Não há nenhuma , nenhuma chance mesmo, de um preso no Brasil se recuperar, pelo contrário, ele sairá dez mil vezes pior.
A discussão do GNT pergunta: Quem lucra com as prisões no Brasil? Os empreiteiros. Para eles é muito lucrativo construir prisões.
Há um movimento para que as prisões abrigassem apenas os crimes hediondos. Para os outros crimes, uma tentativa séria de recuperar quem cometeu o crime. Gostaria de me aliar a este movimento, se alguém souber como, por favor me avise. Tudo o que for feito para melhorar o ser humano vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário