terça-feira, 20 de maio de 2014

ACCADEMIA

Ontem fomos para a Accademia, uma das vistas mais bonitas do Canal é de cima de sua ponte de degraus de madeira. Começamos pelo Campo S.Vio onde há uma igrejinha mínima bizantina, estava fechada, mas há um lindo Jesus em cima da porta, um Jesus bizantino. E então começam as ruas de galerias de arte, as lojas de murano. Aqui é a Fondamenta Ospedaleto.
Chegamos no Museu Guggenheim. Na primeira sala o coração já dispara: um móbile imenso e maravilhoso do Calder, Picasso, uma escultura do Giacometi. Na segunda sala Miró, Max Ernst, e vamos seguindo, Magritte , Ives Tanguy. Uma sala inteira só para Jackson Pollock. Esculturas do Calder, Georges Braque. E então Chagall, que é minha grande paixão, seu quadro La Pluie. E depois De Chirico, Kandisky, Paul Klee!
Umas trinta crianças de boné amarelo, da idade do meu neto, com as professoras e cordas dos dois lados (elas dentro) entram para ver as obras. Com quatro ou cinco anos já vão aos museus. Meu neto Luis adora ver pinturas e sobretudo esculturas. Para, examina, comenta.
Foi tão emocionante ver todas estas maravilhas ao mesmo tempo! O século XX inteiro estava ali.
Depois entramos na Igreja.N.S.de La Salute, acho que é esse o nome, e lá estavam os grandes Tiziani e etc, que são pinturas maravilhosas mas não me emocionam.
Em Rio Terá S.Vio, as janelas dos pequenos prédios explodiam de cores, gerânios, vermelhos, brancos, rosa e as roupas bem lavadinhas cantando ao vento. No Brasil escondemos os varais como se fosse feio expor nossas roupas.
Uma velha toda de negra olha imóvel pela janela, parece uma estátua.
E terminamos numa trattoria bem pequenininha, toda de madeira, com uma comida esplêndida, perto do nosso hotel e ainda por cima com um bom preço. Comemos um risoto com frutos do mar que aqui são mínimos , com um sabor tão delicado, uma perfeição . Sempre vinho da casa, são ótimos.À noite voltamos, os garçons nos reconheceram e eu já consigo pedir as coisas em italiano e também perguntar. Faço as aulas no meu curso on line todos os dias e fico prestando atenção nas conversas dos italianos e já entendo tudo ou quase! Amo esta Babel de línguas. Por que falamos línguas tão diferentes ? Fui num sebo comprar alguma coisa em italiano para ler mas não achei nada que me interessasse. Mas hoje li um pouco do jornal , o mundo continua horroroso, mas Veneza continua belíssima, tudo em seu lugar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário