domingo, 25 de maio de 2014

GIUDECCA E A SENHORA FRANCA

Não se sabe muito bem a origem do nome Giudecca, que está logo ali, do outro lado e tem a vista mais linda do mundo , porque se vê o Palácio Ducal. Foi um bairro de má fama, um bairro operário, de mulheres de "má vida" e havia uma prisão. Hoje é um bairro lindo, pacato, com um ou dois turistas. Sair de São Marcos num sábado com milhares de pessoas despejadas pelos cruzeiros era como abrir a porta de um paraíso. Na Giudecca havia o maior moinho da Europa antes da Segunda Guerra. Depois foi abandonado e agora é um hotel.
Andamos por dentro e era tão bonito, simples, os jardins meio abandonados mas cheios de rosas, porque é primavera.
Almoçamos no calçadão num restaurante de comida verdadeiramente veneziana e recomendo com fervor: Trattoria Al Cacciatori, Giudecca 320. Na mesa ao nosso lado uma senhora comia sozinha. Começou perguntando se nosso prato era bom. E então começou a falar e não parou mais. Contou toda a história do bairro, pois é uma apaixonada pela Giudecca e leva quem quiser para conhecer tudo e de graça. Nos contou que é divorciada, sua filha mora em Londres e para não se sentir sozinha faz em casa uma pensão com café da manhã. Está super feliz com este arranjo, conhece gente do mundo inteiro. A única condição que impõe aos seus hóspedes é que amem os gatos, pois tem dois. E nos diz: O mundo se divide em quem ama e não ama os gatos. A Senhora Franca nos conta que é jornalista e escreve sobre os barcos. Não entendi esta parte muito bem. Mas perguntamos porque Veneza recebe estes cruzeiros monumentais e despeja milhares de turistas numa cidade que é toda ela uma relíquia delicada ? Ela nos diz que é uma máfia composta de políticos e donos de restaurantes e quem se opõe corre o risco de ser assassinado. Ela nos diz que sua família é oriunda da Sicília e que a máfia de antigamente é brinquedo de criança. Agora todo o governo , todo o poder é uma máfia.
Quem quiser ficar hospedado na Giudecca onde praticamente não há turistas, seu endereço para contato é B&B Giudecca Bella e seu telefone é 0039 3331147390. Mas o vaporetto para S.Marcos é caro: 14 euros por pessoa ida e volta. De qualquer maneira não vale a pena vir a Veneza no fim de semana.
Hoje, domingo , é a votação para o Parlamento Europeu e a abstinência será muito grande. A União Europeia corre muito risco no futuro. O ódio aos imigrantes cresce. O ódio aos judeus cresce. A União Europeia é sobretudo uma garantia para a paz. Há um movimento para acabar com as fronteiras livres. É assustador. Por isso no Brasil temos que lutar por uma educação de muita qualidade, mas sem jogar ninguém contra ninguém. A civilização se constrói com paz.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário