quinta-feira, 1 de maio de 2014

PEQUENO PRÍNCIPE

Ontem vi uma linda entrevista do meu poeta de cabeceira Ferreira Gullar sobre a sua nova tradução do O Pequeno Príncipe.
Penso que na escola este livro deveria abrir o ano letivo com muitas turmas. Saint-Éxupery sabia que estava escrevendo para públicos de idades variadas. E o livro é capaz de criar laços afetivos fortíssimos entre as pessoas. Quem sabe a história de alguém e se envolve com esta pessoa não é capaz de maltratar (claro que há exceções até com desfechos trágicos). Mas a chance de bulling é menor.
O Pequeno Príncipe é  tão simples e tão bonito, toca de verdade em nossas fibras mais profundas. Todos os temas inerentes ao humano estão aí: solidão, morte, vida, troca, amor, responsabilidade, cuidado, compaixão, imaginação. Como o livro é premonitório, o autor sofreu mesmo uma pane e seu avião desapareceu e muitos anos se passaram até sua pulseira ser encontrada por um pescador e alguns destroços do avião. Saint-Éxupery sofreu a II Guerra e passa tanto esperança e amor em seu livro.
Minha primeira leitura do livro foi na Aliança Francesa, no segundo ano e eu tinha 15 anos e fiquei muito impactada , profundamente tocada.
Que os professores leiam junto com seus alunos. Penso nos adolescentes, os mais violentos, os mais arredios.

2 comentários:

  1. não tenho o menor constrangimento em dizer que até hoje, aos quase 66 anos de idade, desde lá dos meus 13, por aí, o pequeno príncipe me emociona, encanta, e cativa.....fui cativada e acho que nada se compara a esse livrinho precioso. abraços, eliana, Uberaba.

    ResponderExcluir
  2. Eu tb!!! Beijos! E saudades de Uberaba.

    ResponderExcluir