quarta-feira, 28 de maio de 2014

MERCADO DE PEIXES

Indo por Rialto se chega ao Mercado de Peixes. Tentamos ir por dentro, pelas ruelas e às vezes entramos num beco sem saída. Os "Sottoportegos", passagens cobertas, escuras, me levam para a Idade Média, devia ser apavorante passar por estes lugares.
Restaurantes lindos, lojas maravilhosas, em Veneza a beleza é rainha.  O Mercado de Peixes deve ser muito antigo, pois há uma inscrição na pedra, na entrada, dizendo o nome dos peixes que podiam ser vendidos e o tamanho.
Os peixes são arrumados como joias delicadas, todos os mariscos, peixes grandes também, uma espécie de lagosta negra, lulas pequenas, polvos , o mar inteiro aí representado . Uma placa dizia: "atum belíssimo". Um trio tocava, violão, violino e acordeão. Enquanto tocavam um peixeiro dava um gole num cálice de vinho tinto que estava apoiado num banquinho atrás do balcão. Jogamos uma moeda no chapéu dos músicos num intervalo e perguntei de onde eram. Napolitanos.
Do lado de fora do mercado , o outro mercado, de frutas e verduras enchem os olhos de cores.
Fomos para o Campo S. Polo caminhando labirinticamente. É uma praça maravilhosa, imensa, com uma Igreja que começou a ser construída no século IX. Nos sentamos num banco. O banco ao lado do nosso estava vazio até que chegou um velhinho que quase não conseguia andar. Sua neta era seu anjo da guarda. Como cuidava do avô, com que desvelo. Outros velhos iam chegando e paravam um pouco para conversar com eles. A certa altura o avô deve ter se queixado de frio ou do vento, pois o banco estava na sombra. A neta ajudou o avô a se levantar e puxou o banco para o sol. Os bancos não estão fixados no chão.
Quando fomos embora eles ainda continuaram sentados conversando.
Trocamos o almoço pelo jantar na Taberna S.Maurizio.  O restaurante estava lotado e nos sentamos ao lado (quer dizer, colados) de um casal que falava uma língua estranha, que não identifiquei. Dividimos de entrada uma salada grega , o queijo feta é uma maravilha, e pedimos um risoto de frutos do mar, que é para dois. O casal quase bateu palmas e perguntei se queriam provar. Começamos a conversar e eram holandeses. Lindos e apaixonados. Depois de meia jarra de vinho da casa eu já falava inglês fluentemente!
Aqui o serviço de meteorologia também erra, como no Brasil.. Anunciavam chuva para às 8h e o tempo está lindo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário