sábado, 10 de maio de 2014

FALA AUTOR

No dia 6 de maio joguei âncoras no apartamentozinho da minha Tia Alice em Teresópolis. Ela tem ou 84 anos, ou 86. Meu avô tinha mania de falsificar datas. Disse a ela que ela devia escolher a data em que fará 85 anos, assim ela ganha dois anos de uma vez só e definitivamente. Conversamos muito, na verdade, ela tem 20 anos. Fomos jantar num restaurante lindo , tomamos vinho, falamos sobre os filhos, a vida.
No dia seguinte fui para a Comunidade do Morro do Tiro. As crianças eram um luxo, MARAVILHOSAS. Nos apertamos na sala de arte e com a ajuda da Amanda do Sesc passei dois poemas animados que eles amaram. As crianças são todos adjetivos bons que você encontrar: lindas, animadas, participativas, alegres, afetuosas. As professoras são carinhosíssimas.As crianças fazem música, percussão, artesanato, saem para passear, vão ao Sesc participar dos programas, vão até a restaurantes. A Diretora Valéria trata a escola como um tesouro. Ela é vibrante como as cores da escola! Os alunos criaram dois personagens, Comilão e Comilona para ajudar na limpeza da escola. Os pais participam, pintaram as salas, um pai pedreiro está construindo uma despensa.
Perguntei: Por que Morro do Tiro? Tem muito tiro por aqui? Não, me responderam, não tem tiro nenhum, não há violência . É que antigamente ali era lugar de treinamento de tiro de guerra. E então a diretora me conta que estão estudando a Alemanha e vão estudar o holocausto e vão discutir o racismo.
Perguntei a minha tia se ela se lembra do Morro do Tiro. E ela me diz que sim, na época da guerra era lugar de treinamento. E que minha mãe namorou um oficial, antes do meu pai e teve mesmo uma "paixonite" pir ele! Eu não conhecia esta história.
Como o Projeto Fala Autor , além de levar o autor, uma contação de histórias em cima de um livro, dá um livro de presente para cada criança envolvida no projeto, eu perguntei se eles queriam um autógrafo com beijo ou sem beijo e me responderam que queriam com beijo. Logo, dei 150 autógrafos e 150 beijos. Confesso que nunca beijei tanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário