terça-feira, 11 de novembro de 2014

EXPECTATIVA

Não ter expectativas é muito difícil para nós ocidentais, equivaleria a viver num presente eterno, deixar que tudo flua e não esperar nada. Mas fazer tudo o que tiver que fazer da melhor maneira possível. Se faço uma coletânea de poemas, quero que os poemas sejam lindos, quero dar o melhor de mim, do meu talento. Quero que o livro saia o mais belo possível , para que inunde os olhos e o coração de uma criança de beleza. Mas não posso ter nenhuma expectativa de vendas ou prêmios. Se estiver esperando que isso aconteça e realmente o livro não vender nada e não ganhar nenhum prêmio, ficarei arrasada, pois estava esperando alguma coisa. Mas se deixo apenas a vida fluir e o livro fizer o seu caminho, qualquer que seja, não ficarei triste.Ou ficarei radiante com a surpresa boa que o livro traga para todos!
Eu diria que não existe nenhum exercício maior do que este. Já consegui muito. Tento não esperar nada e viver apenas. Repito :não existe nada mais difícil. Sem a meditação não conseguiria chegar nem perto , nem ter este vislumbre.
Mas na recuperação mão consigo não ter expectativas. Só que a recuperação física de uma cirurgia grande com uma coluna tão instável quanto a minha, não é linear. Um dia estou ótima, podendo andar sem dor. Noutro dia, nem tanto. Talvez este esteja sendo o maior aprendizado da minha vida. Pois agora, tenho consciência de que tenho que fazer, como faço com os livros, o melhor possível, repouso, gelo, etc, etc, e ao mesmo tempo deixar tudo fluir sem que entre a expectativa e a ansiedade. Ler um livro, contemplar, escrever, receber amigos, fazer fisioterapia, sem pensar no corpo, ele tem o seu tempo, que não é o mesmo tempo que o da minha mente, ou da minha alma, que gostaria que o corpo pudesse andar normalmente, pudesse correr, pudesse voar...
Mas aqui, em Saquarema, respiro o jardim, o mar, o amor de todos os que me cercam, que estão perto ou longe, e deixando que o vento me embrulhe, e faço meus exercícios : espero não esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário