segunda-feira, 24 de novembro de 2014

VOZES DE SAQUAREMA

No último sábado a Casa Amarela, onde vivemos eu e Juan, as gatas Luna e Nana e os cinco jabutis, se desprendeu do chão e quase foi parar no céu.
O Coral Vozes de Saquarema veio cantar na nossa varanda para celebrar a vida.
É um Coral formado por pessoas de mais de 60 anos. Com duas exceções: uma menina jovem com um lindo cabelo afro e uma transexual,, a Nicole, que infelizmente  não pode vir.
Quando cantam se transformam, se transmutam, cantam recolhendo pó de estrelas, os corpos não param quietos, dançam, quase voam. O figurino é belíssimo, uma saia estampada até o chão, cada uma diferente da outra, uma flor azul no cabelo, blusa preta. Cantaram Villa-Lobos , Tom Jobim, Vinicius, o melhor do melhor, os homens elegantes, um senhor com um lindo chapéu. Fizeram uma meia-lua no canto do fogão de lenha, e com suas vozes transformaram a noite em sonho. A interação do Maestro Moisés com suas meninas e meninos de mais de 60 anos, é a coisa mais linda de se ver. Maestro Moisés é completamente iluminado. Ele transmuta pessoas. Cada um com sua imensa história de vida, tantos caminhos percorridos, e o maestro transformou cada um em cantor, cantora, dançarinos.
E uma senhora linda do Coral dançou na varanda a dança do véu azul. Foi muito emocionante. A prova de que a vida nunca nunca acaba , até o último segundo podemos cantar, dançar, expressar nossa alegria.
Alguns amigos , grandes amigos estavam na plateia. E nos intervalos , a mesa mais linda, cheia de iguarias. Cada pessoa do Coral trouxe alguma coisa. Eu dei os vinhos e Fernando, nosso amigo, trouxe  espumantes da melhor qualidade. E comíamos, tomávamos vinho, explodíamos de alegria, e o Coral voltava a cantar. O Maestro trouxe também convidados de outro Coral, acho que éramos umas 40 pessoas.
Apresentei meu novo livro Brinquedos e Brincadeiras, li 3 poemas.
No final passei o chapéu, pois o Coral precisa de algum recurso para figurinos novos, eles se preparam agora para o Natal.
Ainda bem, o Coral Vozes de Saquarema virou uma ONG ou Associação, não sei direito e isso nos dá a segurança de que não vai acabar.
Se eu fosse Prefeita não deixaria o Maestro Moisés sair de Saquarema. Ele ganharia um salário bem bacana para fazer um Coral em cada escola. Assim, Saquarema, além de ser conhecida pelo surf, seria a Cidade dos Corais. A música cura, aproxima pessoas, transforma vidas.
Eu não tenho como agradecer. Maestro Moisés, obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário