quarta-feira, 5 de novembro de 2014

MELHORA

Hoje é o melhor dia da minha recuperação da artroplastia. É também o último dia da minha Tia Alice aqui em casa, então fiz para ela um bolo de laranja e um pão de milho. Fiz sozinha. Já faço quase tudo, mas o importante é fazer sem dor, pois como tenho dor crônica desde 1994, há que romper o ciclo da dor. Agora tenho duas próteses de titânio para segurar a coluna. É matemática: vou melhorar.
E a meditação me ajuda a superar obstáculos.
Amo a coluna do O Globo "Conte Algo Que Não Sei", pois são histórias de vida. E eu me alimento de histórias. Hoje fala Josh George, americano, campeão paraolímpico de corrida em cadeira de rodas, além de muitos outros esportes. Com quatro anos ele caiu do décimo segundo andar e sobreviveu. Ele fala que reagiu a tudo da mesma maneira que seus pais reagiram e fala da importância do meio ambiente para uma pessoa. Seus pais trataram a cadeira de rodas com muita naturalidade, como se fosse normal uma criança fazer tudo numa cadeira de rodas e o colocaram imediatamente para fazer esportes. Ele é atleta desde pequeno, acostumado a se fortalecer, a se superar.
Sua história é linda e me fortalece. Porque tenho muitos limites amo histórias de superação. Elas acabam se misturando com a minha história, pois em 1993, depois de uma crise da coluna, operei de hérnia de disco e a cirurgia não deu certo. Eu era andarilha na montanha. Descia do ônibus e subia 4km a pé com tranquilidade. Todos os dias subia no mínimo 3km e depois descia, sozinha com a minha cachorra para tomar um banho de cachoeira. Não pude mais caminhar na montanha, posso andar muito pouco. Desde então, como se eu tivesse sofrido um grave acidente, perdi muitas coisas que amava fazer. Lidar com as dores diárias (elas ficaram para sempre), foi uma árdua tarefa. Agora acho que vou melhorar muito. Terei mais estabilidade. Mas ao longo destes 20 anos aprendi a buscar felicidade e alegria em cada grão de vida.

Um comentário:

  1. A ventilação ou fornecimento de ar.
    O intercambio gasoso alveolar.
    O transpote gasoso, mediante o sistema circulatório.
    A respiração tissular.
    As vias de condução aéreas se iniciam nas fossas nasais.
    Aqui deixo um grande abraço para Roseana Murray.

    marlene leme da silva.

    ResponderExcluir