sexta-feira, 14 de novembro de 2014

SEDE

Hoje, na Coluna "Conte Algo que não sei" do jornal O Globo , fala Cristiano Borges, engenheiro químico e professor. O que ele nos conta deveria estar escrito nas paredes, muros, em outdoors imensos por todo o país, mas principalmente escrito na cabeça dos governantes. Ele nos diz coisas maravilhosas e terríveis.
As maravilhas: não faltará água. O custo de dessalinizar a água do mar é barato com a invenção de uma membrana produzida em laboratório. Aí ele explica a fabricação da membrana. Ele sugere que as grandes indústrias, que gastam uma quantidade colossal de água já poderiam estar usando água do mar.Custa 2,00 (dois reais) para produzir mil litros.
Já existe, já se pode fazer isso: uma usina que aproveita a energia do encontro das águas do mar e do rio. Energia AZUL, sem nenhum impacto ambiental. A diferença de pressão é de uma altura de 220 metros. Imaginem na Amazônia, sem ter que destruir, alagar, expulsar índios... Em Israel a água é 70% reusada. E a nossa água? Na Noruega a Usina do encontro das águas já existe.
Aproveito para falar do lixo. Na Noruega acho que reaproveitam 100% do lixo. E no Brasil? O lixo é uma grande riqueza, além disso produz gás.
Então, a notícia maravilhosa é que não precisaremos morrer de sede! A notícia terrível é que os governantes viram as costas para a ciência, para as saídas que respeitam de verdade o meio ambiente. Em Saquarema venta todo o tempo e por aqui nunca se ouviu falar em energia eólica...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário