sábado, 29 de novembro de 2014

NOMES

Os nomes das cidades daqui da Região dos Lagos no Rio de Janeiro são maravilhosos, começando por Saquarema: Araruama, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Barra de São João Rio das Ostras, Armação de Búzios.
Cidades com estes nomes tão sugestivos só podem ser belas. Conheço pouco por aqui já que não temos carro. Mas sei que aqui perto, na Serra do Mato Grosso há muita água, cachoeiras.
A Editora Moderna me pediu para ir a uma escola particular em Araruama, pois adotaram vários livros meus. Não vou a escolas particulares sem cobrar, e como geralmente não pagam, eu não vou. Mas como Araruama é aqui do lado, sugeri que eles, os alunos, um grupo pequeno, viesse gravar um vídeo comigo. Foi um encontro muito bonito, pois eram meus leitores realmente apaixonados! Uma menina leu meu livro Um Cachorro para Maya 10 vezes!!!, ela disse. Não consegue se separar do livro.
Um menino do segundo ano, a coisa mais linda do mundo, de cabelinhos crespos, acordou às cinco da manhã de ansiedade para vir aqui. Seu livro era Carona no jipe e ele também se apaixonou pelo livro perdidamente. A turma era bem colorida: uma filha de chineses, uma de olhos azuis com a melhor amiga mestiça , as duas lindas de morrer, um neto de índios sul americanos e um filho de índio brasileiro com uma loura. Falamos então sobre as diferenças, as misturas. Acho que a escola deveria ter um espelho em cada sala para trabalhar as diferenças. Falei para eles que raça não existe, somos HUMANOS COLORIDOS.
Raça é de cachorro, boxer, pastor alemão, São Bernardo, etc...
Falamos de tecnologia na escola, e foi bom. Eles eram do segundo ano, do quarto ano. Mas entenderam tudo o que discutimos.
Depois , claro, quiseram ir ao jardim buscar os jabutis e acharam os cinco! Fizemos fotos.
As crianças me beijaram, abraçaram e iluminaram a minha tarde. Fazia frio na varanda como se estivéssemos na montanha.  Eles amaram ouvir a música do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário