sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PARA BRINCAR

Adultos devem brincar? Claro que sim.  É muito bom brincar. Acho que quando brincamos alguma coisa bem dura, como um pedaço de iceberg, se rompe dentro da gente. Dançar é brincar. Cantar é brincar. Tudo pode virar brincadeira e até as atividades mais cotidianas e sensatas podem se transformar em algo bem prazeroso . Muitos adultos perdem esta capacidade. Mas quando a gente tem contato com crianças , elas nos lembram disso e nos levam pela mão.
Fiz um livro lindo, Brinquedos e Brincadeiras, que já saiu pela FTD, mas ainda não recebi. Está chegando. Tentei recuperar brincadeiras antigas.
Quando era criança eu amava brincar de roda. Amava de paixão jogar amarelinha. Passar o anel. Telefone sem fio. Amava as bonequinhas de papel e suas roupas maravilhosas também de papel, que a gente recortava. E quando era menor ainda eu gostava de brincar de lua. Quando eu voltava da pracinha do bairro, já anoitecendo, a lua me seguia. Eu parava, ela parava, eu andava, ela andava. E quando chegávamos na porta  do prédio, ela parava de vez e eu pensava: Como é que ela sabe onde eu moro?

A LUA
A lua pinta a rua
de prata
e na mata a lua parece
um biscoito de nata.

Quem será que esqueceu
a lua acesa no céu?

in No Mundo da Lua, ed. Paulus

Nenhum comentário:

Postar um comentário